quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Passeio com o Grupo de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais

O grupo de pessoas portadoras de necessidades especiais atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Referência em Assistência Social e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizou um passeio no balneário de Três Arroios no dia 17 de dezembro.
Com passeios como este, o grupo de especiais, como são chamados pela equipe de trabalho, pode se divertir nas piscinas, conhecer novos lugares e se sentir mais integrado na comunidade.
 

 

Passeio em Itá/SC com o Grupo de Crianças e Adolescentes

No dia 14 de dezembro a equipe de trabalhadores da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acompanhou o grupo de crianças e adolescentes, que são atendidos por estes serviços, em um passeio no balneário de Itá/SC.
O passeio de final de ano já uma tradição deste grupo, o qual aguarda por ele ansiosamente durante todo o ano na expectativa de qual balneário é escolhido pra diversão.
 

 
 

Encerramento do ano de 2015 com Integração dos Grupos e Famílias

O governo municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e equipe do CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e ASCAR – EMATER do município de Jacutinga, realizaram no dia 09 de dezembro o encerramento das atividades do ano de 2015 com uma tarde de integração.

Participaram do evento pessoas e famílias que foram atendidas durante o ano nas atividades do CRAS, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos projetos e benefícios da secretaria e demais campanhas e conferências municipais.



 
 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Confraternização de Final de Ano com a Equipe de Gestão e Trabalhadores

A já tradicional confraternização de final de ano aconteceu na noite do dia 03 de dezembro. A equipe da gestão e os trabalhadores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos reuniram-se para revelação do amigo secreto.
 
O encontro, que acontece todos os anos no mês de dezembro, estimula a integração e os vínculos da equipe. Os profissionais aproveitaram para agradecer pela parceria e dedicação de todos durante este ano, fundamental para os resultados positivos alcançados. Foi reforçada também a importância do comprometimento de cada um para que o ano de 2016 seja de êxito.
 
 

Encontro do Mês de Novembro

No dia 25 de novembro foi realizado o encontro mensal com os beneficiários do Programa Bolsa Família e demais pessoas e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS.
Por conta do dia 20 de novembro ser o Dia Nacional da Consciência Negra, o palestrante Deivisom Camargo, representante da Associação Capoeira Angola Cultura Popular, abordou o contexto da escravidão no Brasil e aspectos culturais.
A fala contribuiu para a permanente luta contra o racismo, o preconceito e a discriminação ainda presentes em nossa sociedade. Valorizando a arte, a cultura, a autoestima e o trabalho dos negros na construção do Brasil.

Participação da Equipe no CapacitaSUAS em Porto Alegre

Na semana do dia 16 até 20 de novembro a psicóloga do CRAS, Carlise Ecco Faitão, esteve participando do curso de “Atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do Sistema Único de Assistência Social e Plano Brasil Sem Miséria” na cidade de Porto Alegre.

O CAPACITA SUAS é o Programa Nacional de Capacitação do SUAS, coordenado em âmbito nacional pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, e no estado do Rio Grande do Sul pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social – STDS, através do Departamento de Assistência Social – DAS.

Ministrado Centro Universitário de Lins (UNILINS), o curso tem carga horária de 40h e é o terceiro de um conjunto de três cursos realizados neste ano de 2015. O primeiro curso foi “Introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e à implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria”, no qual também a psicóloga do CRAS esteve presente. O segundo curso realizado foi "Atualização em gestão financeira e orçamentária do SUAS", no qual participou a secretária de assistência social, Ivete Muller Kassner.
 
De acordo com as participantes, o acesso aos cursos oportuniza qualificação e conhecimento atualizado dos conteúdos do SUAS, além da troca de experiências e ideias com colegas de outros municípios do estado. O resultado é o desenvolvimento de habilidades e atitudes que contribuem para a efetividade da política de proteção social não contributiva.
 

 

Oficina de Alimentação Saudável com o Grupo de Crianças e Adolescentes

A extensionista rural da Ascar, escritório da Emater de Jacutinga, Mari Tânia Trevizol, desenvolveu uma oficina de alimentação saudável com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, desenvolvido no CRAS, do dia 19 de novembro.
 
As atividades foram desenvolvidas em pequenos grupos e foram baseadas na importância da ingestão de alimentos saudáveis, no cuidado no manuseio dos alimentos e na valorização daqueles que se envolvem desde a produção, até a comercialização e preparo dos alimentos. Elas mostraram empenho em preparar o próprio lanche: sanduíche natural, bolo e suco.





Visita ao Centro Cultural Africano na Cidade de Erechim

No dia 14 de novembro as crianças e adolescentes que participam da oficina de capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV visitaram o Centro Cultural Africano na cidade de Erechim. Cerca de 20 crianças de famílias referenciadas ao CRAS de Jacutinga tiveram uma manhã voltada a construção cultural, cidadã e humana. Elas puderam ampliar o conhecimento através de oficinas de vivência e contextualização da história negra no Brasil, algo que elas já debatem nas oficinas de capoeira, mas que nesta visita pode ser aprofundado.

 

Participação de Delegados de Jacutinga na IX Conferência Estadual dos Direitos a Criança e do Adolescente

Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro foi realizada a IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Porto Alegre. Estiveram presentes no evento representando o município de Jacutinga: Carlise Ecco Faitão do segmento governamental, Mari Tânia Trevizol do segmento de entidades e Fernanda Vitória de Oliveira do segmento de crianças e adolescentes; todas eleitas delegadas durante a I Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
O tema central da conferência foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. As deliberações serão levadas para a X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília, entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2015.
 

 
 

Participação de Delegados de Jacutinga na XI Conferência Estadual de Assistência Social

Ocorreu nos dias 03, 04 e 05 de novembro a XI Conferência de Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. Estiveram presentes no evento a senhora Ivete Muller Kassner, representando o segmento governamental, e a senhora Vera Menin, representando os usuários da Assistência Social, ambas eleitas delegadas durante a V Conferência Municipal de Assistência Social de Jacutinga.
 
Durante os três dias da conferência, os participantes debateram o tema: “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Vez Rumo a 2026 - Pacto Republicano no SUAS Rumo à 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.  As deliberações desta conferência serão levadas para a X Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília.
 



Palestra em Comemoração ao Dia do Idoso para os Idosos da Cidade e do Interior

No dia 28 de outubro, pela parte da tarde, ocorreu uma palestra show com o senhor Fabio Fiel da cidade de Encantado-RS para os idosos da cidade e do interior. O evento foi realizado na Casa da 3ª Idade e teve como tema “Transforme a 3ª Idade na Melhor Idade”. Os idosos se divertiram com a palestra motivacional e interativa. De uma maneira informal e brincalhona, o palestrante abordou questões fundamentais para a auto estima e o auto cuidado, além de promover a integração dos participantes e destes com a comunidade.
 


 

Curso de Flores de EVA

A Secretaria Municipal de Assistência Social foi parceira do professor Natan na realização de um curso de flores de EVA. O curso ocorreu do dia 19 a 23 de outubro e teve participação de 39 mulheres. No último dia as participantes receberam os certificados de conclusão do curso com a presença do prefeito municipal Gelsi Luiz Lodea e da secretária Ivete Muller Kassner.
Fonte:
 
 
 
 

Comemoração do Dia das Crianças

Neste ano, as crianças e adolescentes que participam dos grupos do CRAS aproveitaram as atividades especiais do dia da criança. No dia 08 de outubro as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos contemplaram mais brincadeiras e diversão. No final do dia cada criança e adolescente recebeu um presente.