quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Encontro do Mês de Outubro

Aconteceu às 14 horas da última quarta-feira, dia 14 de outubro de 2015, a reunião mensal com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e demais famílias que são público prioritário do CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacutinga.

Nessa oportunidade a convidada da tarde, Assistente Social Valdirene Foletto, que trabalha na Sociedade Assistencial Santo Antônio de Jacutinga - Recanto do Vovôentidade beneficente para idosos, fez uma fala para os participantes acerca do funcionamento das Instuições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), que anteriormente possuíam a nomenclatura de asilo. 

Na ocasião,  versou sobre o porquê da atualização da nomenclatura, visto que a palavra asilo contemporaneamente é considerada inadequada diante o trabalho que é desenvolvido nestas instituições que acolhem os idosos.

Além disso, Valdirene explicou aos presentes sobre como funcionamento o processo de institucionalização da pessoa idosa, das novas regras e adequações para as entidades, inclusive das exigências em termos de estrutura física e recursos humanos.

Por fim, a convidada, falou sobre a importância da delicadeza e dos cuidados necessários com o manejo com idosos e sua valorização.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dia do Idoso – Troca de Afeto e Carinho entre Gerações

Até o ano de 2006 o dia do Idoso era comemorado na data de 27 de setembro. Foi quando, por força de lei, a data foi mudada para 1º de outubro, tendo em vista a aprovação do Estatuto do Idoso que ocorreu nesta data no ano de 2003. 

 Com a criação e aprovação do Estatuto do Idoso, o Brasil passou a incorporar resoluções internacionais da Organização das Nações Unidas - ONU e da Organização Mundial da Saúde – OMS. 

A partir destas resoluções, ganhou destaque os busca por garantir os direitos dos idosos e alguns princípios, entre eles, os de autorrealização e Dignidade: 
• Autorrealização: Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades; ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade. 
• Dignidade: Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais; ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores. 

Além desses princípios, ganhou destaque a assistência aos idosos, integração e participação na sociedade. Para tanto, a situação dos idosos institucionalizados é a mais delicada, por geralmente se tratar de idosos mais vulneráveis socialmente. 

No intuito de comemorar o dia 1º de outubro de maneira consciente e respeitosa com essas questões, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, juntamente com as crianças e adolescentes atendidos, visitaram a Sociedade Assistencial Santo Antônio - Asilo de Jacutinga. 

Cerca de 30 crianças e adolescentes ofereceram carinho e afeto aos 20 idosos asilados na Entidade Beneficente. O momento foi muito especial, pois além de homenagear os idosos, contribuiu para um trabalho mais amplo que vem sendo realizado com este grupo de crianças e adolescentes, no que se refere ao respeito a si mesmo, ao outro e aos mais velhos. 

Os idosos por sua vez, aproveitaram com alegria e atenção, já que alguns deles já não têm mais contato com os familiares e certamente esperam e merecem que este tipo de atividade seja realizada mais vezes.