segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Curso de Produção de Hortaliças Nível Básico

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Jacutinga, Secretaria de Assistência Social, CRAS e SENAR proporcionou mais um curso que aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro, a Produção de Hortaliças Nível Básico, sob o comando do instrutor Paulo Afonso Tessaro.
A atividade contou com a participação de 14 pessoas dos grupos da Horta Comunitária e do Projeto Flores na Comunidade.
Os assuntos abordados no período foram: a escolha do local para horta, as espécies de hortaliças, coleta de amostra de solo, correções no solo, adubação orgânica e química, rotação de culturas, planejamento da horta, preparo de canteiros, produção de mudas.
A parte teórica do curso ocorreu na sede do CRAS e a parte prática foi realizada junto à estrutura física da horta comunitária.



Participação na Semana Farroupilha - Integração Cultural

Aconteceu na tarde do dia 16 de setembro uma integração cultural  junto ao CTG do município de Jacutinga. O objetivo principal foi realizar a integração entre usuários e grupos que participam das atividades promovidas pela Secretaria de Assistência Social, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O evento fez parte da programação da Semana Farroupilha do município e também contou como Reunião Mensal para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Foram realizadas apresentações das crianças que participam da Oficina de Dança de CTG, e  apresentações de dança e de canto com o Grupo da Terceira Idade Alegria de Viver.






Curso de Artesanato Macramê

Ocorreu entre os dias 01 e 04 de setembro, o curso de Artesanato Macramê com o grupo de mulheres da Linha Barrinha e Rio Padre.
O curso foi realizado através da parceria entre Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e SENAR, sendo ministrado pela professora Cleonice Tessaro.
Cerca de 13 mulheres participaram do curso, atingindo êxito nos resultados esperados.



Encontro Mensal de Agosto

No dia 02 de setembro de 2015 aconteceu junto ao CRAS de Jacutinga a reunião mensal alusiva ao mês de agosto com as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e demais famílias atendidas. 
Na oportunidade, o Promotor de Justiça Especializada, Dr. João Fábio Munhoz Manzano falou para as famílias presentes, sobre a importância do Poder Familiar, antigamente chamado de Pátrio Poder, como deve ser exercido na forma da lei e visando o melhor benefício para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e adolescentes.
Também, abordou quanto aos casos em que os genitores guardiões perdem o Poder Familiar, nos chamados processos de Destituição Familiar, que tramitam nas Varas Especializadas do Direito de Família.
Na referida data, no que tange ao aspecto sócio-familiar, o promotor verbalizou quanto ao processo de adoção, conscientizando quanto à importância da realização das etapas para habilitação de casais ou pessoas sozinhas na forma da lei, visando a realização de estudo social por profissional Assistente Social, fornecendo subsídios para aprovação judicial, e assim, oferecer as condições adequadas com vistas à educação de uma criança.
Ainda, Dr. João Fábio versou sobre os tipos de guarda, unilateral ou compartilhada, ressaltando que esse último modelo vem se transformando em tendência nos juizados responsáveis quando os pais possuem bom entendimento de suas funções parentais e relacionamento amistoso. 
Por fim, o promotor se colocou à disposição do público, respondendo à questionamentos e dúvidas que surgiram acerca da temática abordada.






Projetos de Geração de Renda da Horta Comunitária e de Produção de Flores e Mudas

No início de setembro, reuniram-se na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social de Jacutinga, a equipe técnica CRAS (Psicóloga Carlise Faitão e Assistente Social Wagner Barzotto), Secretária de Assistência Social Ivete Muller, e as representantes das famílias que participam do Grupo Horta Comunitária.
O objetivo do encontro era tratar sobre a retomada das atividades na horta, uma vez que o local de instalação terminou de ser reconstruído pós devastação ambiental ocasionada pelo excesso de chuvas que ocasionou a cheia do rio localizado nas proximidades que alagou a horta no passado.
Na ocasião, ficou decidido e acordado entre os participantes, visando a participação justa de famílias que necessitam do auxílio financeiro e de alimentação por meio de cesta básica, que as famílias que atualmente se encontram engajadas no projeto, passarão por estudo psicossocial que avaliará a real necessidade de grupo familiar, decidindo posteriormente em Conselho quais continuarão, ou caso avaliado, substituição de alguma família que conseguiu superar a situação de vulnerabilidade social, conseguindo de subsidiar de forma autônoma, e, portanto, sem necessidade de continuar no projeto.
Ainda, foram discutidas questões relativas à escolha de diretoria para o ano de 2015, visto que a última escolha foi realizada em 2013. As participantes democraticamente decidiram pela permanência da atual diretoria para o momento. Por fim, questões práticas do cotidiano do grupo da horta, como a dinâmica de trabalho e seus respectivos dias ficaram acertadas pela autonomia que o grupo já possui, visto que seu desenvolvimento já decorre de anos de trabalho e empenho de todos.
Outro grupo que também se reuniu sob acompanhamento da equipe CRAS e Secretaria de Assistência Social, foi o projeto Flores na Comunidade (produção de flores e mudas), contando com a presença do bolsista de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde na ocasião foram discutidas questões referentes ao desenvolvimento do grupo, visando resolver situações que ainda estavam pendentes em relação à prática das atividades. Além disso, foi colocado pelos técnicos presentes quanto ao reinício das atividades junto a Horta Comunitária, incentivando para promoção da parceria entre os dois grupos, considerando que no grupo das Flores, será inicializado o semeio de hortaliças, que posteriormente serão vendidas mudas para o plantio na Horta Comunitária.

Os dois projetos recebem investimento público para insumos e incentivos, além do acompanhamento técnico sistemático.



Desfile Cívico Alusivo ao 7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil

Na manhã do dia 06 de setembro foi realizado o Desfile Cívico Alusivo ao 7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil.
Sob responsabilidade da Prefeitura Municipal, o desfile envolveu diversas organizações públicas, entidades e associações de Jacutinga.

Neste ano a Secretaria Municipal de Assistência Social participou representando o trabalho que é desenvolvido em âmbito municipal com as famílias de referência e comunidade.