quinta-feira, 25 de junho de 2015

Pré-conferência de Assistência Social 2015 e encontro Mensal do Mês de Junho

Na tarde do dia 24 de junho ocorreu o encontro mensal com as famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS. Estas famílias são atendidas através dos serviços, projetos e benefícios da Política Nacional de Assistência Social, especialmente pelo Programa de Atendimento Integral as Famílias - PAIF e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

No encontro se iniciaram os trabalhos da V Conferência Municipal de Assistência Social. A Conferência já vem sendo trabalhada junto ao Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS, e agora ganha força junto a comunidade nas Pré-conferências, para então, ter seu grande momento no dia 14 de julho, pela parte da tarde no CRAS, quando será realizada a Conferência Municipal com a palestra magna, trabalho de grupos, plenária final e eleição de delegados.

Com o Tema "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026" e o Lema "Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026 - O SUAS que temos e o Suas que queremos", o assistente social Wagner Roberto Barzotto explicou sobre a Política de Assistência Social e a maneira como ela se concretiza na realidade, por meio de um conjunto de ações e estratégias adotadas pelo Estado no Plano de Políticas Públicas.

Especialmente sobre a Assistência Social, no tripé da Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social), apresentou aos participantes como se originou a questão social e seu conceito como conjunto de expressões da sociedade capitalista.

Por fim, salientou sobre o que é o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Política Nacional de Assistência Social – PNAS e a NOB – RH, esclarecendo também as proteções afiançada por esta política, Básica, Média Complexidade e Alta Complexidade.






III Etapa - Formação Inicial do Processo Eleitoral para Conselheiros Tutelares de Jacutinga/RS

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacutinga/RS – COMDICAJ realizou na noite desta terça-feira, dia 23 de junho, a III Etapa - Formação Inicial do processo eleitoral para conselheiros tutelares deste município.
Os candidatos foram recebidos no auditório do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS para este curso preparatório de 04 horas organizado sob a responsabilidade do COMDICAJ, sendo que seus conselheiros também estiveram presentes.
Foram palestrantes: Carlise Ecco Faitão – Psicóloga do CRAS e conselheira secretária do COMDICAJ; Mari Tânia Trevizol – Pedagoga, Extensionista Rural da EMATER/RS – Ascar e conselheira presidenta do COMDICAJ; e Wagner Roberto Barzotto – Assistente Social do CRAS.
O conteúdo abordado foi referente ao trabalho do conselheiro tutelar em sua base legal, teórica e prática. Contemplando os temas: concepção de infância no decorrer da história, configurações familiares, direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, ética profissional, técnica do trabalho, formas de atuação e encaminhamentos, responsabilidades individuais e do colegiado.
A Formação Inicial teve pleno êxito, atingindo os objetivos propostos e contribuiundo não apenas para o início da formação daqueles candidatos que vierem a ser eleitos, mas também para todos exercerem sua cidadania com mais entendimento e compromisso.
Conforme o Edital 01/2015, o COMDICAJ divulgará uma resolução no dia 30 deste mês com os candidatos que atingiram pelo menos 80% de frequência neste curso, e que assim ficam aptos a seguirem para a IV Etapa do processo eleitoral - campanha junto à comunidade a partir do dia 1º de julho.





quarta-feira, 10 de junho de 2015

Curso de Bolachas e Salgados do SENAR em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social

Aconteceu nos dias 08 e 09 de junho do ano corrente, nas dependências da Secretaria de Assistência Social/CRAS, um curso de bolachas e salgados através do SENAR, ministrado pela Professora Marines Demarco, onde a mesma passou seus conhecimentos para o grupo de mulheres atendidas pela Assistência Social/CRAS, para que as mesmas possam aumentarem suas rendas através da fabricação de bolachas e salgados.

É de extrema importância levar estes cursos até o grupo de mulheres atendidas pela Assistência Social/CRAS, para que elas tenham melhores perspectivas de vida, e possam contribuir de forma significativa nas despesas do lar, salientou a secretária de Assistência Social Ivete Muller Kassner. 

Fonte:
http://www.jacutinga.rs.gov.br/noticia/180/09-06-2015/assistencia-social-promoveu-curso-de-bolachas-e-salgados


Apresentação Cultural do CRAS na Semana do Município

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, atende este grupo de crianças e adolescentes pertencentes às famílias referenciadas.

Além da oficina de Danças Tradicionais Gaúchas, com o instrutor André Luis Braga, as crianças e adolescentes participam de oficinas de Música, Capoeira e Orientação Social.
A oficina de Danças Tradicionais Gaúchas ocorre uma vez por semana junto ao CRAS, quando além da dança, o grupo aprende sobre os demais aspectos da cultura do Rio Grande do Sul.

No dia 01 de junho, em que o município de Jacutinga comemorou 51 anos de emancipação política e administrativa, este grupo contribuiu com as apresentações culturais, apresentando aos munícipes o resultado do empenho de todos em cultivar a cultura gaúcha.



Encontro do mês de Maio

No mês de maio, o encontro mensal com as famílias que participam dos programas, projetos e benefícios da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, foi no dia 27 no auditório do CRAS.

O assistente social Wagner Roberto Barzotto ministrou uma palestra com o tema "Configurações Familiares". O técnico explanou sobre a alteração do conceito de família com o decorrer dos anos, desconstruindo a ideia de um modelo ideal de família, dando ênfase que família não é constituída somente pelos laços sanguíneos, mas também pelo vínculo afetivo.
Além da abordagem sobre o conceito de família e suas mudanças, expôs aos presentes as atuais classificações dos tipos de família: nuclear, monoparental, extensa, homoafetiva, informal, anaparental, pluriparental e unipessoal.

Após a palestra os presentes participaram das atividades do Dia do Desafio, que se trata de um dia que incentiva a prática regular de atividade física e esportiva.
Neste ano o município de Jacutinga competiu com a cidade de Balsamo - SP, organizando-se para sensibilizar o maior número de pessoas possível para a prática.