quinta-feira, 21 de maio de 2015

Jacutinga participa da I Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

No dia 13 de maio ocorreu a I Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, convocada pelos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e do Adolescentes das Comarcas de Erechim/RS e de São Valentim/RS.
A Conferência foi realizada no município de Erechim/RS durante todo o dia e teve como tema "MOBILIZANDO, IMPLEMENTANDO E MONITORANDO A POLÍTICA E O PLANO DECENAL DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL".

Representando o município de Jacutinga, estiveram presentes o prefeito municipal, Gelsi Luiz Lodea; a secretária de assistência social Ivete Muller Kassner; os conselheiros do COMDICAJ, Mari Tânia Trevizol, Carlise Ecco Faitão, José Gentil Menin, Rejane Orlando, Odete Biasi e Priscila Zimmermann; os conselheiros tutelares, Serli Marisa Frigotto, Marivane Ogliari, Simone Nava e Jussara Dalpupo; os adolescentes, Paulo Henrique Framento, Fernanda Vitória de Oliveira, Darlei Costa e Vitor Mateus Risson; a orientadora social Precila dos Santos; e o assistente social Wagner Roberto Barzotto. 

Este grupo de participantes elegeu os delegados que representarão o município de Jacutinga na Conferência Estadual: Mari Tânia (sociedade civil), Carlise (governamental) e Fernanda (adolescente).

Este foi um momento muito importante de participação da população, pois a Conferência é a instância máxima assegurada pelo controle social para discussão e deliberação a respeito das políticas públicas para crianças e do adolescentes.









quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dia das Mães com Flores

Neste ano o dia das mães foi comemorado através do trabalho desenvolvido pela orientadora social Precila dos Santos junto aos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, de famílias referenciadas ao Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.
Durante a dinâmica de confecção de flores de papel com um bombom no centro, a orientadora social pode trabalhar junto às mães sobre suas experiências de maternidade e educação dos filhos, sentimentos, vivências e reflexões.
Os grupos de mães que frequentam o CRAS e os grupos do interior do município participaram com bastante emoção e afeto sobre um dos papeis mais importantes do ponto de vista pessoal e social – ser mãe.

Páscoa Especial com o Grupo de Crianças e Adolescentes

A semana da Páscoa foi especial para o grupo de crianças e adolescente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.
Este grupo participa de oficinas de danças tradicionais gaúchas, música, capoeira e orientação social durante a semana.
Nesta semana eles assistiram ao filme “Rebelde sem Páscoa” e trabalharam sobre as mensagens de vida a partir dele.
Em uma oficina em parceria com a instrutora de panificação e culinária, o grupo produziu doces de páscoa para si e para a família.
E já no final da programação, as crianças e adolescentes aproveitaram um lanche incrementado escolhido por eles, cachorro-quente.




Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS realizam formatura dos cursos do PRONATEC

No último dia 31 de março (terça-feira) aconteceu na sala de reuniões da Assistência Social/CRAS a formatura de 50 alunos dos cursos do PRONATEC (PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO) dos cursos de Costureiro Industrial do Vestuário, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Soldados no Processo Mig e Mag e Pintor de Obras, cursos estes realizados pelo SENAI de Erechim e desenvolvidos pela Secretária de Assistência Social e CRAS, com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Sindicato dos Funcionários Públicos de Jacutinga.

As aulas teóricas ocorreram nas dependências da Escola Dr. Darville Dal´oglio, e as aulas práticas ocorreram nas dependências do Sindicato dos Funcionários Públicos de Jacutinga.

Fizeram-se presentes neste ato, Secretários Municipais, Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito e também o Coordenador de Educação e Tecnologia do SENAI Erechim Sr. Sérgio Francisco Kolln.