terça-feira, 4 de novembro de 2014

Semana da Alimentação

A Secretaria de Assistência Social e CRAS, em parceria com a ASCAR/Emater, através da Extensionista Rural Social Mari Tânia Trevisol. realizou a Semana da Alimentação nos dias 14, 15 e 16 de outubro no CRAS.

Participaram da Semana da Alimentação quatro grupos de usuários do CRAS ligados a atividades de alimentação e cuidados da casa. A abertura contou com a colaboração da nutricionista Eliandra Segat e do chefe do escritório da Emater de Jacutinga Darci De Ré.

Durante as oficinas de alimentação saudável, foi abordado o aproveitamento de alimentos, higiene e boas práticas na sua preparação e conservação. Oficinas práticas de produção de receitas e sucos variados. E no no ultimo dia a psicóloga Carlise Ecco Faitão, juntamente com a equipe técnica e com o Grupo da Horta Comunitária, apresentou um histórico deste Grupo, desde sua implementação, organização, avanços e desafios.

No encerramento os participantes aproveitaram um coquetel preparado por eles mesmos durante as oficinas e foi prestigiado por autoridades locais.




Curso de Panificação Caseira – Docinhos e Salgadinhos com o SENAR

Do dia 08 a 10 de outubro foi realizado o curso de Panificação Caseira – Docinhos e Salgadinhos, executado pelo SENAR e realizado pela Secretaria de Assistência Social e CRAS.
Participaram do curso cerca de 15 mulheres durante estes três dias de horário integral.
A instrutora Marines Demarco destacou que além do curso promover a integração e inclusão das participantes, objetiva-se principalmente a qualificação alimentar nas famílias.




Evento do Dia do Idoso

A Secretaria de Assistência Social e CRAS, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria de Saúde, e Ascar/Emater, realizaram evento em comemoração ao Dia do Idoso no município de Jacutinga.
A tarde contou com apresentações de um grupo de idosas do município de Campinas do Sul e depois os idosos se divertiram ao som do grupo Chapeu de Pano e com lanches e bebidas.




Participação na Programação da Semana Farroupilha

A abertura oficial da semana farroupilha ocorreu no dia 13 de setembro com a chegada da chama crioula e apresentação das invernadas artística e campeira do CTG Rincão Amigo.
Durante toda a semana foram promovidas várias atividades, incluindo  o tradicional Café de Chaleira, almoço e jantar típicos.
No dia 17 foi a vez da Secretaria de Assistência Social e CRAS participar da programação. Os usuários e grupos aproveitaram a tarde de apresentações do grupo música formado por crianças e adolescentes do CRAS e do grupo de danças tradicionais também formado por crianças e adolescentes do CRAS em parceria com o CTG Rincão Amigo.
Ao final da tarde os participantes puderam saborear os doces típicos de sagu e bolinho de chuva.





Curso de Panificação Caseira - Tortas e Recheios com o SENAR

Do dia 09 a 11 de setembro foi realizado o curso de Panificação Caseira – Tortas e Recheios, executado pelo SENAR e realizado pela Secretaria de Assistência Social e CRAS.
Participaram do curso cerca de 15 mulheres durante estes três dias de horário integral.
A instrutora Marines Demarco destacou que além do curso promover a integração e inclusão das participantes, objetiva-se principalmente a qualificação alimentar nas famílias.

Desfile de 7 de Setembro

No domingo, 7 de sembro, a equipe e alguns usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS participaram do desfile cívico alusivo a Independência do Brasil na Avenida Angelo Gasparetto.
O desfile encerrou a semana da pátria de 2014 que teve como tema nacional “Amazônia e o Mundo” e tema estadual “O meu jeito de ser brasileiro”. 

Encontro do Mês de Agosto

O encontro mensal com as famílias beneficiadas por programas, projetos e benefícios da Secretaria de Assistência Social e CRAS do município de Jacutinga ocorreu no último dia 28 de agosto.

Neste dia esteve presente a enfermeira Gelciane Pierina Pavan, responsável técnica pelo Banco de Sangue de Erechim, a qual contemplou em sua palestra a importância da doação de sangue, mitos e verdades, e trabalhou com a motivação para a população ter cada vez mais um comportamento solidário no que diz respeito a doação de sangue e medula.

Neste dia também foi realizado o encontro com as famílias beneficiadas pelo programa de habitação do município, em parceria com a COOPERHAF. Foi desenvolvida uma oficina sobre higiene e limpeza, com a produção de amaciante de roupa. Depois as famílias receberam um lanche.


Formatura do PRONATEC

No último dia 18 de agosto, as 19h, ocorreu mais uma formatura de cursos do PRONATEC realizados no município de Jacutinga por meio da parceria da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.
Formaram-se os alunos do curso de Eletricista de Automóveis e do curso de Mecânico de Máquinas Agrícolas, executado pelo SENAI, e alunos do curso de Vendedor, executado pelo SENAC.
Os cursos foram realizados no primeiro semestre deste ano.