quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Evento Comemorativo do dia dos Pais

No último dia 02 de agosto, a Secretaria de Assistência Social e CRAS promoveu um evento em comemoração ao Dia dos Pais. Participaram do evento os homens que já são pais e fazem parte de famílias referenciadas.
Os pais participaram de um almoço com carnes, pães, saladas e refrigerantes. Depois do almoço hove apresentações das crianças e adolescentes do grupo de Danças de CTG e do grupo de Música.
No encerramento foi realizado um bingo entre os pais com três prêmios: 3º Bancos de madeira, 2º Cadeiras de madeira, 1º Um leitão.






Encontro do mês de Julho sobre a Importância do Papel Paterno na Família

No dia 31 de julho ocorreu o encontro das famílias beneficiadas por programas, projetos e benefícios deste mês. No encontro a psicóloga, Carlise Ecco Faitão, e a orientadora social, Precila dos Santos, trabalharam o tema da importância da valorização e participação dos pais e avôs em suas famílias.

O público, em sua maioria de mulheres e mães, pode entender um pouco melhor como elas mesmas podem facilitar e incentivar a participação dos homens em suas famílias, enquanto esposas, filhas e mães. Além disso, puderam se emocionar e se divertir ao visualizarem também o que podem aprender com o papel paterno, por exemplo:
Deixar os filhos se arriscarem;
Embarcar mais nas brincadeiras com as crianças;
Não ter tantas expectativas;
Dar menos importância às coisas pequenas;
Ser mais firme;
Ser mais paciente.




Palestra sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 23 de julho, durante a semana de formação continuada dos professores municipais, houve uma importante palestra sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento se deu através da parceria entre Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde. O público, essencialmente de professores, também contou com a presença dos Conselheiros Tutelares e Agentes Comunitários de Saúde.

A palestra contou com a participação da psicóloga Valeria Barancelli, Coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica da Assistência Social da Secretaria Municipal de Cidadania da Prefeitura de Erechim, e membro da Comissão de Organização do Fórum Municipal pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.

Para contextualização do assunto, contou-se também com a participação da psicóloga Carlise Ecco Faitão e da assistente social Stela Maris Canova, técnicas do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS de Jacutinga, e Conselheiras Municipais dos Diretos de Crianças e Adolescentes.

A palestra pode esclarecer e aprofundar o assunto que é importantíssimo, mas também permeado por mitos. Pode-se ajudar os professores a visualizarem melhor seu papel enquanto possíveis detectores de sinais e comportamentos que indicam possibilidade de abuso e exploração sexual, assim como entender melhor os encaminhamentos possíveis.