segunda-feira, 30 de junho de 2014

São João do Grupo Alegria de Viver

No dia 14 de junho o grupo Alegria de Viver de Jacutinga realizou seu tradicional matine de São João.
Nessa tarde festiva o grupo acolheu outros grupos da melhor idade da região com comidas, bebidas e muita alegria. A novidade deste ano foi a dança da quadrilha, a qual foi comandada e ensaiada pelo professor de dança do CRAS.


Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos

Mais uma etapa do curso de Aproveitamento Integral de Alimentos foi realizada no CRAS. A parceria entre o SENAR, Secretaria de Assistência Social, CRAS, ASCAR/EMATER e demais secretarias e entidades parceiras promoveu a etapa de aprendizado em doces e tortas.
Durante os dias de 09, 10 e 11 de junho cerca de 15 mulheres participaram do curso com a instrutora Marinez Demarco. Durante o curso as participantes trataram sobre noções de higiene e conservação no manuseio de alimentos e aprenderam a utilizar melhor os recursos da propriedade para fazer doces e tortas saudáveis e deliciosas. 



Dia do Município com a Participação de Usuários do CRAS

O dia 1º de junho é o aniversário do município de Jacutinga, que neste ano foi marcado pela comemoração dos seus 50 anos. O dia iniciou com uma celebração de ação de graças na Igreja Matriz Santo Antônio; seguiu com a revelação da placa comemorativa dos 50 anos e sessão solene da Câmara de Vereadores.

O almoço foi no CTG Rincão Amigo, com a presença dos homenageados e comunidade em geral; durante a tarde houve apresentações artísticas, corte do bolo festivo dos 50 Anos e show do Grupo Rodeio. Entre as apresentações artísticas, também houve a apresentação das crianças e adolescentes do grupo de danças do CRAS.


Participação na Semana de Saúde Mental

Durante a semana do dia 26 de maio a equipe de trabalhadores e usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS estiveram participando da Semana da Saúde Mental, organizada pela Secretaria de Saúde.
No dia 28 de maio foi participado da Caminhada pela Saúde Mental nas principais ruas da cidade e de atividades na praça central. Neste dia também houve atividades do Dia do Desafio.
Já no dia 29 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS organizaram uma palestra que fez parte da Semana de Saúde Mental e também serviu como encontro mensal das famílias que são atendidas através dos serviços, projetos e benefícios sociais.
A palestrante Claudia Beicch trabalhou com as famílias sobre os desafios das relações familiares e a saúde mental nas famílias. Os presentes puderam aprender, trocar experiências e se descontrair com os assuntos abordados de maneira interativa e alegre. 


Comemoração Alusiva ao Dia das Mães

Neste ano a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS realizaram a homenagem do dia das mães junto com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a Escola Municipal Dr. Darville Dall'Oglio.

Na tarde do dia 09 de maio as mães assistiram ao filme “Uma sexta-feira muito louca”, quanto puderam se divertir, rir e refletir sobre as relações familiares e os desafios referentes a educação dos filhos. Depois, apreciaram as apresentações de música, dança e teatro dos filhos que estudam na escola.

Por fim, a tarde encerrou com um lanche para todos os presentes e entrega de um botão de rosa para as mães.



Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Interior no Município

No dia 07 de maio a equipe de trabalhadores do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, iniciou os trabalhos com os grupos do interior do município atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Este trabalho conta com a parceria direta da ASCAR/EMATER, através da Extensionista Rural Social, e também com a Secretaria Municipal de Saúde, através das Agentes Comunitárias de Saúde

O primeiro grupo atendido foi o de Linha Barão Hirsch. Na sequencia o atendimento abrangeu o grupo da Linha Bela Vista e o grupo da Linha Barrinha e Rio Padre. As comunidades próximas também foram convidadas a participar nestes núcleos durante este ano.

O SCFV contempla trabalhos voltados à convivência social e comunitária que visam o fortalecimento social e acesso a direitos, serviços e benefícios. As atividades desenvolvidas abrangem temas sociais relevantes, discussão de temas em geral que os grupos consideram interessantes e oficinas de produção familiar e integração grupal.