segunda-feira, 5 de maio de 2014

Formatura do Curso de Vendedor - PRONATEC

No dia 20 de março ocorreu a formatura da turma do curso de Vendedor na câmara municipal de vereadores. O evento contou com a presença do senhor prefeito municipal Gelsi Luiz Lodéa, vice-prefeito Roque Carlos Tortelli, demais secretários municipais, coordenação do SENAC/RS e equipe de trabalho da secretaria de Assistência Social e CRAS. 
O curso de vendedor foi desenvolvido pelo SENAC, através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e CRAS, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.
A turma iniciou no dia 30 de setembro de 2013, teve um intervalo entre o final do ano e início de 2014, encerrando com um toral de 180 horas, tendo sido realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Darvile Dall’Oglio.



Dia da mulher

No dia 07 de março a Secretaria de Assistência Social e CRAS, com apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, EMATER-RS/ASCAR e demais entidades parceiras, promoveu uma atividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A palestra com a senhora Icledes Maria Matté, a qual é administradora e especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças, desenvolveu o assunto de maneira empreendedora aplicada à prática do dia a dia. 
A palestrante explicitou sobre o desenvolvimento do espaço da mulher no decorrer da história social. Sobre as especificidades dos contextos e das vantagens e desvantagens de um estilo de vida cada vez mais competitivo e sobrecarregado.



Encontro do Mês de Abril

O encontro do mês de abril ocorreu no dia 23 e fez parte da semana em comemoração ao dia Nacional da Mulher - 30 de Abril. A conversa com o grupo foi sobre as conquistas e desafios dos papeis que a mulher desempenha da atualidade.
Na oportunidade houve uma apresentação do grupo de crianças e adolescentes que participam do curso de música junto ao CRAS e distribuição de brindes referentes a Páscoa.

As atividades referentes a semana em comemoração ao Dia Nacional da Mulher seguiram a programação abaixo:
Dia 23/04 – Quarta-feira
13h30min –Recepção às famílias
Apresentação Artística de crianças e adolescentes e exposição do trabalho CRAS/EMATER-RS/ASCAR
Local: Câmara de Vereadores

Dia 28/04 – Segunda-feira
14horas – Palestra  sobre o câncer de mama com o médico Diógenes Basegio
Local: Câmara de Vereadores.

Dia 30/04 – Quarta-feira
10 horas  – Conversas  cruzadas na Rádio Comunitária 105.9
13h30min – Encontro  festivo  para mulheres com show artístico, atividades recreativas  e
sorteio de brindes,
Local - CTG Rincão Amigo

Promoção: Secretarias de Assistência Social; Saúde; Educação; e Agricultura – Câmara de Vereadores- EMATER-RS/ASCAR – ACIPS – Conselho Tutelar- Escolas Municipais.




sexta-feira, 2 de maio de 2014

Participação na EXPOCIJA


A 8ª EXPOCIJA - Exposição do Comércio, Indústria, Agropecuária e Artes de Jacutinga aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de março, contou com mais de 30 mil visitantes e com a presença do governador do Estado, Sr.Tarso Genro.
Nestes dias a Secretaria de Assistência Social e CRAS esteve participando da feira como um todo e também pode contribuir mais especialmente junto a comissão organizadora no espaço destinado ao Artesanato e produções manuais.
Também, as crianças e adolescentes que fazem parte do grupo de Música e do grupo de Danças Tradicionais contribuíram para o sucesso da feira. Os grupos apresentaram o que vem aprendendo em suas oficinas e embelezaram a manhã do domingo.





Veraneio com o grupo Alegria de Viver

O grupo da terceira idade Alegria de Viver de Jacutinga esteve em veraneio entre os dias 20 e 25 de março em Meia Praia - SC. O passeio foi promovido pelo próprio grupo e contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e CRAS.
Durante o passeio, o grupo foi acompanhado pela coordenadora Ires Albuquerque e pela esposa do vice-prefeito Aline Tortelli. Os idosos puderam desfrutar de descanso, banhos de mar, compras e puderam conhecer novas pessoas e lugares, como a Igreja de Madre Paulina.



Encontro do Mês de Março

O encontro mensal do mês de março aconteceu no dia 27 e teve como tema a organização dos serviços para o ano de 2014, especialmente no que se refere ao reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e informes em geral.
A principal ideia do reordenamento é reorganizar as práticas para que cada vez mais se coloque como foco
dos trabalhos a convivência familiar e comunitária, almejando sempre que possível o restabelecimento de vínculos rompidos.
Aproveitou-se o espaço para trocar ideias com a comunidade de como este serviço pode ser melhor desenvolvido a partir deste ano.


Abertura dos Encontros Mensais

A abertura dos encontros mensais com as famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social e pelo CRAS, através de seus programas, projetos e benefícios, ocorreu no dia 27 de fevereiro.
Na oportunidade as famílias foram acolhidas pelo grupo de crianças e adolescentes que participam das atividades de Música.
O instrutor Israel Ferraz preparou um recital junto com as crianças e adolescentes, os quais puderam apresentar para suas famílias que estavam presentes.
Na sequencia, este mesmo grupo de música apresentou um recital para os idosos abrigados do Asilo Santo Antônio, também dando abertura aos trabalhos que a Secretaria de Assistência Social e CRAS realizarão em parceria com a entidade durante o ano.