quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Encontro do Mês de Novembro

O encontro mensal que é realizado com as famílias atendidas pelos projetos, serviços e benefícios da Secretaria de Assistência Social e do CRAS, no mês de novembro contou com a parceria da Secretaria de Saúde através do grupo de Controle do Tabagismo.
Na tarde do dia 25 de novembro o grupo de cerca de 80 pessoas foi contemplado com uma palestra sobre "A Doença do Câncer e sua Prevenção" com o médico oncologista e responsável pelo serviço de oncologia clínica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Dr.Cesar Albuquerque Arnt.

Segundo dados estatísticos apresentados na palestra, os tipos mais frequentes são os cânceres de pele, mama e próstata. O surgimento da doença está relacionado á diversos fatores, sendo mais importantes os fatores genéticos, a alimentação e hábitos (tabagismo, alcoolismo, sedentarismo).

Dr. Cesar salientou também que o aumento no consumo de gordura animal pode levar a maior incidência da doença, além da associação com a mortalidade e com a presença de tumores mais agressivos. Por outro lado o aumento do consumo de cereais, frutas, legumes e verduras ajuda a  diminuir o risco desta e de outras doença, como problemas cardíacos, diabetes e obesidade.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Curso de Produção de Pequenos Frutos

Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro ocorreu o curso de Básico de Pequenos Frutos - Amora-preta, Framboesa, Mirtilo e Morango. O curso ocorreu através da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, CRAS, SENAR-RS e demais entidades parceiras.

Desenvolvido pelo instrutor Paulo Tessaro do SENAR, o curso contou com 10 participantes. O conteúdo abordado contemplou: classificação botânica e características, clima, preparo do solo e canteiros, obtenção de mudas e preparo, plantio (espaçamento, época), adubação, pragas e doenças, colheita e conservação entre outros.