quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Curso de Bonecos de Pano

 Do dia 22 ao dia 25 de outubro ocorreu o curso de bonecos de pano por meio da parceria entre o SENAR-RS e Secretaria de Assistência Social e CRAS. A instrutora Claudiana Thurow trabalhou noções básicas de costura, preparação e confecção dos moldes, vestuário para bonecos, costura e pintura de peças, decoração, comercialização e higiene e segurança com um grupo de 10 mulheres.


Formatura do curso de Auxiliar Administrativo

No dia 24 de outubro, a Secretaria de Assistência Social e CRAS, através da parceria com o Senac de Erechim, e com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou a formatura de 2 turmas do curso de Auxiliar Administrativo.

O curso foi realizado no município por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso foi gratuito e formou 49 pessoas nestas 2 turmas.


Grupo de Crianças e Adolescentes se Apresenta no CTG

Na noite do dia 22 de outubro, cerca de 20 crianças e adolescentes atendidos pelo PETI e por outros projetos da Secretaria de Assistência Social e do CRAS, apresentaram algumas danças gaúchas na programação do CTG Rincão Amigo.

Estas crianças e adolescentes participam de ensaios semanais através da parceria com CTG no objetivo de oportunizar a inclusão social, vivencia e aprendizado sobre a cultura gaúcha. As vestimentas foram providenciadas por familiares, algumas confeccionadas no CRAS e também através de doações da comunidade.

Roda de Conversa sobre Drogas

No dia 22 de outubro a psicóloga Carlise Ecco Faitão esteve na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo para uma roda de conversa sobre drogas com a turma do 1º Ano do Ensino Médio Noturno.

A atividade serviu para informar, esclarecer e gerar conhecimento para os alunos sobre os diversos tipos e classificação das drogas, efeitos no organismo e na sociedade, fatores de risco e de proteção. Além disso, serviu de subsidio para o projeto de pesquisa de a turma vem elaborando sobre drogas, com foco no álcool.

Representante de Jacutinga é Eleita a Rainha da Melhor Idade Regional de 2013

Lídia Ujacov, de 63 anos, foi eleita a Rainha da Melhor Idade Regional neste dia 05 de outubro no baile no município de Ipiranga do Sul. Foi com muita emoção e alegria que os munícipes receberam este resultado.

Lidia havia sido eleita este ano como rainha do grupo Alegria de Viver de Jacutinga e representou o município nesta escolha regional.


Dia da Criança com Peça de Teatro

O dia da criança deste ano foi comemorado ainda no dia 04 de outubro por meio da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e Sicredi Norte RS/SC.

No evento, a principal atração foi a peça de teatro infantil “Zum, zum, zum, a união faz a vida”. A história abodava uma aventura divertida que destacou os valores humanos, como respeito, união e amizade para superar desafios.

Durante 45 minutos as crianças se divertiram com a história dos irmãos Leona e Artur. A Leona é cadeirante e vê em seu irmão um grande amigo. Em uma noite de brincadeiras, as crianças escutam o som de uma pequena abelha, que pede ajuda aos dois para uma grande missão. Juntos, eles partem para uma viagem inesquecível e conhecem a rainha Mau-Mau e o Cacunda, dois personagens que não sabem o valor da cooperação e lutam para que o mal vença sobre o bem. E é aí que os irmãos entram em ação, mostrando aos vilões a importância do respeito, da união e da amizade.

Além da peça de teatro, as crianças se divertiram com um lanche de cachorro quente e refrigerante, e brincadeiras animadas de recreação e brinquedos infláveis.


Comemoração alusiva ao Dia Internacional do Idoso

No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso. No município de Jacutinga este dia tão especial foi comemorado no dia 02 de outubro com uma tarde de palestra, lanche e música.

A palestra com o enfermeiro Samuel Salvi Romeno abordou o tema da qualidade de vida, como viver mais e melhor.

O evento ocorreu através da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde e envolveu os grupos de 3ª Idade organizados do município e a população idosa que não está vinculada a nenhum grupo, além de familiares interessados.

Ao final do evento, os idosos receberam um Estatuto do Idoso cada um, o qual traz a política nacional de proteção ao idoso e todos os direitos e garantias através do estatuto de 2003.


Encontro do Mês de Setembro

O encontro do mês de setembro com os usuários dos serviços da Secretaria de Assistência Social e do CRAS contou com a presença especial da equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação e Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim – FHSTE e ocorreu no dia 24 de setembro.

O tema escolhido remetia ao dia 27 de setembro, sendo este o dia Nacional da Doação de órgãos. O objetivo principal foi estimular que as pessoas conversem mais sobre a doação de órgãos com suas famílias, sensibilizando e conscientizando para a doação enquanto ato de amor e de solidariedade.

Foi vinculado um vídeo produzido pela CIHDOTT com relatos de pacientes que passaram por transplante, o que contribuiu muito para a sensibilização das pessoas presentes para este assunto.


Programa de Habitação Minha Casa Minha Vida Programa Nacional de Habitação Rural em Jacutinga

Dia 18 de setembro 50 famílias do município de Jacutinga assinaram o contrato para construção de suas casas próprias, 42 serão construídas no Bairro Renascer e oito no meio rural.

Para cada casa urbana o investimento será de 49 mil reais, totalizando dois milhões e cinquenta e oito mil reais. As casas rurais custarão R$ 28.500 reais, totalizando R$ 228 mil.

Esta realização contou com uma parceria ampla entre as Secretarias Municipais da Prefeitura de Jacutinga, especialmente da Secretaria de Assistência Social, da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sutraf) e Caixa Econômica Federal por meio de Convênio com o Governo Federal.


Curso de Panificação Caseira

Entre os dia 16 e 18 de setembro foi realizado o curso de Panificação Caseira através da parceria da Secretaria de Assistência Social e o CRAS com o SENAR-RS. O curso foi ministrado pela instrutora Marinez Furlanetto Demarco e atendeu cerca de 12 pessoas.

Os temas e as praticas abordadas envolveram o histórico da panificação, higiene pessoal, higiene dos utensílios, equipamentos e do ambiente, preparo de pães diversos, bolachas e massas, embalagem e armazenamento.


Curso de Regulagem de Colheitadeiras

Do dia 09 ao dia 12 de setembro foi realizado o curso de Regulagem de Colheitadeiras através da parceria com o SENAR- RS. O ministrante do curso foi o instrutor Renato Santi e teve por objetivo aumentar o conhecimento do processo de regulagem e uso de colheitadeira, operando-a de forma ajustada ao tipo de cultura e evitando a perda de grãos na colheita.

As aulas teóricas e práticas abordaram desde a regulagem da plataforma, do sistema de alimentação, do sistema de debulha, do sistema de separação e limpeza, até o funcionamento geral e lubrificação.


Desfile de 7 de Setembro com os Profissionais e o Publico Atendido

No dia 07 de setembro pela parte da tarde, os profissionais e as pessoas atendidas pela Secretaria de Assistência Social e pelo CRAS participaram do tradicional Desfile Cívico Militar de Sete de Setembro para comemorar à Independência do Brasil.

O tema municipal deste ano foi “Ética e Cidadania”, o tema estadual foi “O centenário do Escotismo no Rio Grande do Sul” e o tema nacional foi “União, Civismo e Ética”. Ao todo desfilaram 22 entidades no município.





Encontro do Mês de Agosto

No dia 28 de agosto ocorreu o encontro mensal com todas as famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social e pelo CRAS através de seus projetos e serviços. Neste encontro, a parceria com o SENAR-RS e o INSS possibilitou que se abordasse o tema das aposentadorias e benefícios ligados ao INSS.

A palestra contou com a presença da secretária executiva do SENAR – Erechim Diva Picoli e o servidor do INSS, Adriano Faciolli. Os objetivos principais foram esclarecer, informar e tirar dúvidas quanto a  documentação necessária para  os benefícios,  o que agiliza o processo no momento do encaminhamento.

Além destes, a palestra também teve a finalidade de orientar sobre a legislação previdenciária para o setor rural e trabalhadores autônomos, promovendo assim, a inclusão social pelo pleno exercício de seus direitos e deveres.