segunda-feira, 12 de agosto de 2013

3º Grupo do Programa de Controle do Tabagismo

No dia 1º de agosto iniciou o 3º grupo no município de Jacutinga do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A psicóloga do CRAS, Carlise Ecco Faitão, através do trabalho em rede entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde, coordena o programa, juntamente com a enfermeira Rosinei Bleil, e o apoio das equipes da ESF e do CRAS.

O grupo iniciou com 09 participantes e seguirá com a abordagem cognitiva comportamental, focando comportamentos, pensamentos e sentimentos dos participantes, e usando a interação de grupo para incentivar e apoiar as mudanças no objetivo de deixarem de fumar.

Encontro do Mês de Julho

O encontro deste mês com os beneficiários do Programa Bolsa Família e demais pessoas e famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social e CRAS contou com a importante presença do 2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Erechim, João Fábio Munhoz Manzano.

Na tarde do dia 24 de julho o promotor trabalhou diversos temas, como os cuidados legais com crianças e adolescentes, seus direitos e deveres assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, atuação do Conselho Tutelar e o compromisso social com a proteção integral da infância e juventude.



Curso de Auxiliar Administrativo pelo PRONATEC – SENAC

Iniciaram no dia 17 de julho as aulas de duas turmas do curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo pelo PRONATEC.

Os cursos são realizados no município de Jacutinga através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e PRONATEC– Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

As aulas ocorrem no período da noite, de segunda-feira a sexta-feira, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Darvile Dall Oglio e comportam duas turmas de 30 alunos cada.

O curso tem duração prevista de 180 horas, para pessoas acima de 16 anos e é totalmente gratuito. Um dos principais objetivos é enviar os estudantes para áreas do mercado de trabalho que se envolvam com serviços empresariais, contabilidade e outras áreas que envolvam finanças.

Palestra Qualidade de Vida no Meio Rural

Na manhã do dia 17 de julho, o fisioterapeuta Alisson Sperotto, através da parceria entre o SENAR – RS e o programam ALFA, com a Secretaria de Assistência Social, CRAS e demais entidades parceiras, realizou a palestra Qualidade de Vida no Meio Rural.

Foram abordados alguns assuntos relacionados à qualidade de vida, como: saúde e qualidade de vida, aspectos da alimentação saudável, exercícios físicos, corpo humano (conhecimento e funcionamento), atividades físicas, hábitos saudáveis e prevenção de doenças comuns no meio rural.

Curso de Processamento de Frutas e Hortaliças

Durante o dia 1º, 02 e 03 de julho ocorreu o curso de Processamento de Frutas e Hortaliças com o instrutor Paulo Aydos Moreira do SENAR – RS. O curso ocorreu através da parceria do SENAR- RS com a Secretaria de Assistência Social e CRAS e contou com 10 participantes.

O instrutor abordou desde as normas adequadas de higiene, métodos de conservação dos alimentos, custo e comercialização, até o próprio preparo de alguns produtos, como: frutas em calda, compotas, geléias, conservas em óleo vegetal, hortaliças minimamente processadas e conservas em vinagre aromatizado.

Conferência Municipal de Assistência Social

Dia 26 de junho de 2013 ocorreu a IV Conferência Municipal de Assistência Social de Jacutinga. Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, e com a participação da população, todos se reuniram para tratar do tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social”.

Depois do protocolo oficial, a assistente social Cleide Marcon, convidada para a conferência, contribuiu com os trabalhos abordando os seis eixos de discussão:
1. O cofinanciamento obrigatório da assistência social; 
2. Gestão do SUAS; 
3. Gestão do trabalho; 
4. Gestão dos serviços, programas e projetos; 
5. Gestão dos benefícios do SUAS; 
6. Regionalização. 

A população presente reuniu-se em pequenos grupos para trabalhar cada eixo e elencar as principais propostas. Estas seguirão para a conferência estadual de assistência social, levadas pelos delegados eleitos: Dalci Dalastra da sociedade civil e a Ivete Kassner do órgão governamental.




Curso de Artesanato em Macramê

Do dia 17 a 20 de junho de 2013 ocorreu o curso de Artesanato em Macramê com a instrutora Cleonice Tessaro do SENAR – RS. O curso ocorreu em parceria com Secretaria de Assistência Social e CRAS, em turno integral e contou com 10 participantes.

O programa do curso abordou a colocação dos fios e diferentes tipos de nós, confecção de peças, acabamentos e arremates, aspectos da comercialização, preservação do meio ambiente e higiene e segurança do trabalho.




Aniversário de 49 anos do Município de Jacutinga

No dia 1º de junho o município esteve comemorando o seu 49º aniversário. A Secretaria de Assistência Social e o CRAS participaram da semana de comemoração, que teve a seguinte programação:

Dia 01/06/2013 - Aniversário do Município
14:00: Hasteamento das Bandeiras, pronunciamento das autoridades, apresentação dos alunos das escolas municipais, corte do bolo comemorativo, mateada e feira de artesanato no salão paroquial, sorteio de 06 prêmios do programa "Paguei quero nota" e show com Mano e Régis
18:00: Missa de Ação de Graças
20:00: Jantar Baile, com sorteio de 06 prêmios do programa "Paguei quero nota"
Animação: Grupo Balança Campeiro
Local: CTG Rincão Amigo
(Programação CTG Rincão Amigo e Coral La Montanara)

Dia 08/06/2013
13:00: Baile de Escolha da Rainha e Princesas da Terceira Idade
Animação: Banda Disk Amor
Local: CTG Rincão Amigo
(Programação Grupo Alegria de Viver)

Dia 09/06/2013
Festa do Padroeiro Santo Antônio
9:00: Missa com bênção dos carros
12:00: Almoço no Salão Paroquial
18:00: Matinezão no Salão Paroquial. Animação: Banda Brilho do Luar