quarta-feira, 29 de maio de 2013

Curso de Produção de Hortaliças

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, o CRAS em parceria com o SENAR - RS, Secretaria Municipal de Assistência Social, ASCAR/EMATER e demais entidades parceiras, proporcionou o Curso de Produção de Hortaliças Básico.
 
O curso, ministrado pelo representante do SENAR - RS, Paulo Afonso Tessaro, teve a presença de 15 participantes, entre eles beneficiários do Programa Bolsa Família, Grupo da Horta Comunitária e público em geral. Na teoria e na prática, o curso trabalhou com abordagens e ferramentas do sistema de plantio, semeadura, adubação, colheita e exigências do mercado de hortaliças.
 


 

Encontro de Formação sobre o Preenchimento e Sistema Ficai

Na tarde do dia 23/05 foi realizado um encontro na Câmara Municipal de Vereadores de Jacutinga sobre o preenchimento da Ficae - Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, promovido pelo Ministério Público, através do promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Erechim, João Fábio Munhoz Manzano.
 
Os objetivos foram acompanhar e articular estratégias para a permanência dos alunos na escola, e formar sobre a informatização no preenchimento da Ficai.
 
Participaram do encontro Secretários Municipais de Educação e Secretários Municipais de Assistência Social, Conselheiros Tutelares, equipes diretivas das escolas, técnicos de educação e técnicos do CRAS dos municípios de Jacutinga, Quatro-Irmãos, Paulo Bento, Ponte Preta, Campinas do Sul, Cruzaltense e Barão de Cotegipe.
 

Palestra Aspectos Emocionais da Hipertensão e Diabetes

A psicóloga do CRAS, Carlise Ecco Faitão, trabalhou com o grupo de HiperDia da Secretaria Municipal de Saúde na tarde do dia 21 de maio sobre os “Aspectos Emocionais da Hipertensão e Diabetes”. Durante a palestra o grupo pode visualizar e se identificar com os diferentes estados emocionais frente ao diagnóstico e tratamento em longo prazo. E pode, principalmente, conhecer e reforçar as atitudes saudáveis, reforçando os aspectos positivos da aderência ao tratamento para manter a qualidade de vida.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Produção de Derivados do Leite

O curso de Produção Derivados do Leite foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de abril através da parceria entre o SENAR e a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, ASCAR/EMATER e demais entidades parceiras.
 
A instrutora Solange Bianchi ensinou ao grupo de 13 participantes técnicas caseiras para produção de diversos produtos que tem o leite como matéria prima. Além disso, o curso promoveu aprendizagem sobre higiene, qualidade e boas práticas na produção do leite.
 
O objetivo principal foi estimular a aprendizagem para a melhoria da alimentação da comunidade.
 


 

Encontro do Mês de Abril

No mês de abril o encontro mensal contou com a colaboração do médico Márcio Forest da Estratégia de Saúde da Família do município.
 
A tarde do dia 24 foi de muita importância, pois o tema “Prevenção e Tratamento do Câncer” focou o câncer de mama, de colo de útero e de próstata.
 
Os participantes do encontro mostraram muito interesse pelo tema, pois a maioria das famílias tem casos de adoecimento por câncer. O médico pode alertar para os primeiros sinais da doença e, principalmente, reforçar a prevenção e esclarecer dúvidas.

Grupo de Controle do Tabagismo

A psicóloga do CRAS, Carlise Ecco Faitão, através do trabalho em rede entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou sua participação como coordenadora do segundo grupo de Controle do Tabagismo no dia 11 de abril.
 
O grupo iniciou com 09 participantes e contou também com a cocoordenação da enfermeira Rosinei Bleil, além do apoio das equipes da ESF e do CRAS.
 
A organização dos grupos de Controle do Tabagismo no município ocorre em concordância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer – INCA.
 
O objetivo geral do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbi-mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. E o objetivo do grupo é ajudar os participantes a deixarem de fumar, oferecendo informações e estratégias necessárias para direcionarem os próprios esforços para isso.
 
Com uma abordagem cognitiva comportamental, o programa enfoca os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos participantes, e usa a interação de grupo para incentivar e apoiar as mudanças, sem, no entanto, estimular a dependência ao grupo.
 
 

Curso de Reflorestamento

Durante os dias 1º e 02 de abril o instrutor Elon Davi Jaguszewski ministrou o curso de Reflorestamento através da parceria entre o SENAR e a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, ASCAR/EMATER e demais entidades parceiras.
 
Participaram 12 pessoas, as quais puderam aprender um pouco mais sobre a forma adequada de plantar árvores nativas, recuperar nascentes, plantio em áreas degradadas e outras questões que envolvem o meio ambiente.

 

Encontro do Mês de Março

No dia 27 de março aconteceu o encontro das famílias atendidas pelos programas, benefícios, serviços e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS.
 
O encontro contou com a presença da secretária municipal de assistência social, Ivete Müller Kassner, e da assistente social e coordenadora do CRAS, Stela Maris Canova.
 
As famílias receberam informações referentes a programação e funcionamento da Secretaria e do CRAS para o ano de 2013 e foram presenteadas com uma lembrança alusiva a proximidade da data festiva da Páscoa.

Curso de Eletricista Rural

O entusiasmo foi grande com o curso de eletricista rural promovido pelo SENAR em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, ASCAR/EMATER e demais entidades parceiras.
 
O instrutor Moises Correa trabalhou com 12 participantes durante os dias 25, 26 e 27 de março. Os participantes receberam noções teóricas e práticas sobre instalação elétrica rural e urbana, funcionamento de aparelhos e componentes elétricos utilizados nas instalações.
 

Mágica e Café Colonial para Comemorar o Dia da Mulher

No dia 08 de março o público feminino pode comemorar o dia da mulher com um show de mágica e café colonial. As atividades do dia estavam inclusas na programação da semana da mulher do município.
 
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS se empenhou para proporcionar um momento de descontração e alegria para as mulheres que atende.

Abertura das Atividades do CRAS com o Grupo Alegria de Viver

Na manhã do dia 06 de março o grupo Alegria de Viver recebeu o parapsicólogo Celso Luiz Faccio para dar a abertura dos trabalhos do ano, que acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS.
 
O tema abordado foi referente a autoestima na 3ª idade, maturidade e estilo de vida saudável. Ao final da manhã o grupo recebeu brindes e um almoço festivo.
 
Tudo isso também fez parte da programação do município na semana da mulher.
 

Abertura dos Trabalhos com os Grupos do CRAS

O mês de março marcou o início dos grupos e cursos do CRAS de 2013, depois de um período de folga para os participantes e do período necessário para levantamento de necessidades e contratação de profissionais.
 
As atividades de cada grupo ocorrem uma vez por semana, e alguns cursos têm mais de uma turma por semana
 
Os cursos em funcionamento são:
Artesanato;
Corte e Costura;
Embelezamento, Manicure e Pedicure;
Pintura em Tela;
Panificação;
Computação;
Dança Tradicional e de Salão;
Música;
Marcenaria;
 

 

Encontro do Mês de Fevereiro

O primeiro encontro mensal deste ano com as famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo CRAS ocorreu no dia 27 de fevereiro.
 
Na oportunidade o parapsicólogo Celso Luiz Faccio, juntamente com a equipe de profissionais, promoveu o acolhimento das famílias atendidas pelos diversos programas, benefícios, serviços e projetos da Secretaria e do CRAS.
 
Foram trabalhados temas referentes ao contexto de vida social e familiar, escolhas e projetos de vida.
 

Contribuição do CRAS na Abertura do Ano Letivo Municipal

No dia 20 de fevereiro a psicóloga do CRAS, Carlise Ecco Faitão, contribuiu com a formação dos professores e abertura do ano letivo das escolas municipais.
Em sua fala, a psicóloga abordou a psicologia no CRAS e sua relação com a escola, quando pode esclarecer o modelo de atuação da psicologia social e suas possibilidades; e abordou alguns aspectos do papel desafiante do professor na relação de aprendizagem.
 
Ensinar
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre jamais...
Rubem Alves

Eleição para Suplentes do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é órgão permanente e importantíssimo para a proteção das crianças e adolescentes. Visto que a atual formação do Conselho Tutelar no município não contava mais com os 05 necessários suplentes, o COMDICAJ – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacutinga organizou uma eleição para completar o quadro de suplentes a disposição.
 
O processo da eleição obedeceu ao edital nº 01/2012 e as últimas alterações legais a nível nacional, sendo que o município já adequou sua legislação também. A eleição ocorreu no dia 03 de fevereiro por voto direto, secreto, universal e facultativo da população.
 
Agora os candidatos terão mais duas etapas pela frente: a capacitação e a avaliação psicológica. Estas etapas não são eliminatórias, mas são exigências para assumirem o trabalho. Elas visam o desenvolvimento pessoal e profissional para poderem assumir o Conselho Tutelar com mais propriedade e qualidade no trabalho.