segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Curso de Produção de Embutidos e Defumados




O primeiro curso do SENAR-RS em 2013 no município de Jacutinga foi Produção de Embutidos e Defumados na linha Barão Hirsch.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, ASCAR/EMATER e demais entidades parceiras, juntamente com o SENAR-RS, proporcionaram um curso de quatro dias em turno integral para cerca de 12 pessoas sobre a produção de embutidos e defumados de carne suína.
O curso foi ministrado pelo professor Paulo Aydos Moreira, instrutor do SENAR, o qual instruiu sobre boas práticas de fabricação, cortes da carcaça e preparo da carne suína, conservação, armazenagem e comercialização, além de alguns produtos como: lingüiça colonial e calabresa, salsichão, salames e defumados entre outros.
A avaliação do curso pelos participantes foi muito positiva, pois o conhecimento prático adquirido poderá se empregado no dia-a-dia em suas propriedades.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Viagem do PETI de fim de ano


Lazer, esporte e diversão para as crianças e adolescentes do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, foi a programação do dia 18 de dezembro.
O dia de atividades no Balneário Pôr do Sol, no interior do município de Erebango, envolveu lanches durante a manhã e a tarde, almoço, brincadeiras esportivas e piscinas.
O grupo de quase 30 crianças e adolescentes foi acompanhado por monitores e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS, os quais trabalharam com o grupo durante o ano.

Almoço de encerramento do ano com as famílias


No dia 14 de dezembro de 2012 a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS promoveram uma manhã de confraternização com as famílias atendidas nos projetos e demais serviços durante o ano de 2012. Para a realização deste evento, foi possível contar com as entidades parceiras, colaboração da comunidade em geral e parcerias de participantes dos grupos atendidos.

A manhã contou com a apresentação da peça de teatro “A Família”, do grupo de teatro Aldeia Teatral de Machadinho – RS. A peça narra a história de uma família e estimula a reflexão e conscientização sobre as relações familiares contemporâneas. Segundo o grupo de teatro Aldeia Teatral: “O espetáculo descreve a trajetória de Clara, uma mulher moderna, determinada, que tenta provar seu amor de “mãe” pela enteada Nina. A peça ganha ares cômicos com a chegada de um genro nada comum. Porém, o destino reserva surpresas, o relacionamento familiar é afetado e passa ser a grande problemática. Entretanto, Clara, demonstra em suas ações a importância do papel da mãe, superando preconceitos, dores e mágoas, na reconciliação com sua enteada que se envolveu com más companhias, e na reconstrução da família. Uma peça que faz rir e chorar. Com toda a certeza, uma grande lição de amor!”.

Antes do almoço houve sorteio de mais de 50 brindes para as famílias. As crianças atendidas pelo PIM – Programa Primeira Infância Melhor, também ganharam seu presente de natal. O evento seguiu com o almoço de carnes, pães, saladas e refrigerante.

O público de quase 300 pessoas foi atendido durante o ano através de diversos programas, projetos e serviços voltados para a integralidade das famílias. Neste ano as ações foram voltadas especialmente para os grupos de Artesanato, Corte e Costura, Computação, Higiene e Limpeza, Manicure e Pedicure, Marcenaria com Adolescentes, Culinária, Horta Comunitária, Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Idosos, PETI, PIM, Programa Bolsa Família, Habitação, grupos em parceria com o SENAR - RS e atendimentos individualizados e de família.