quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Conclusão do Curso da Escola de Conselhos – RS

Nos dias 04 e 05 de dezembro a Escola de Conselhos do Rio Grande do Sul promoveu em Erechim a 2ª etapa do Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos do Rio Grande do Sul. Nesta 2ª etapa foram desenvolvidos os módulos III e IV, concluindo o curso. Os temas envolveram as atribuições, estrutura e funcionamento do Conselho Tutelar e do Conselho de Direitos. Os conselheiros de toda a região que estiveram presentes encontraram neste espaço um momento fundamental para qualificar a prática de atendimento as famílias.

Curso de Processamento de Frutas

A parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS com o SENAR/RS encerrou o ano com o curso de Processamento de Frutas ministrado pelo instrutor Paulo Aydos Moreira. Durante os dias 03, 04 e 05 de dezembro, em turno integral, cerca de 15 pessoas na Linha Barão Hiersch participaram do curso.

 

Encontro do Mês de Novembro

O encontro das famílias atendidas nos programas, projetos e benefícios da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS no dia 28 de novembro contou com uma palestra da médica veterinária e coordenadora da vigilância ambiental em saúde da 11ª CRS de Erechim, Maria Helena Dalmaso. A equipe de vigilância municipal também participou do desenvolvimento do tema "Prevenção e Controle da Dengue em Jacutinga".
Na oportunidade foram reforçadas as informações básicas sobre o processo de disseminação da doença, sobre o mosquito transmissor e sobre as formas de prevenção. Também expôs aos presentes a situação da dengue no nosso estado e no município, baseando-se em dados estatísticos.

11ª CRS Realizou Encontro Regional de Saúde Mental

No dia 27 de novembro a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS realizou um encontro regional de saúde mental na URI – Campus de Erechim para os diversos profissionais dos municípios da região, entre eles profissionais da rede de atendimento em saúde mental do município de Jacutinga.
A psicóloga do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde - DAS, apresentou alguns programas na área do cuidado integral em saúde mental que o estado está oferecendo para implantação nos municípios.
Neste intuito, foram apresentado o NAAB – Núcleo de Apoio da Atenção Básica, o NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família e as oficinas terapêuticas, que juntamente com outros programas tem por objetivo realizar ações de proteção e promoção da saúde integral dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.
O encontro contou também com apresentação do grupo de música do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Erechim e apresentação da experiência em saúde integral do município de Severiano de Almeida.
 

1ª Etapa do Curso da Escola de Conselhos – RS em Erechim

Nos dias 05, 06 e 07 de novembro a Escola de Conselhos do Rio Grande do Sul promoveu em Erechim a 1ª etapa do curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos do Rio Grande do Sul. Nesta 1ª etapa foram desenvolvidos os módulos I, II, sendo que os módulos III e IV serão desenvolvidos no mês de dezembro.
Os conselheiros tutelares e de direitos da região puderam aprofundar o conhecimento sobre, entre outras coisas, a sociedade contemporânea, a construção de direitos humanos e o cotidiano de defesa deles.

Curso de Macramê em Parceria com o SENAR/RS

Foi realizado nos dias 29, 30, 31 de outubro e 1º de novembro o curso de Macramê ministrado pela instrutora Cleonice Tessaro. O curso ocorreu através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência social e CRAS e o SENAR/RS. Em turno integral, cerca de 10 participantes aprenderam técnicas básicas da arte de tecer fios com as mãos sem utilizar máquinas.

 

Encontro Mensal sobre Planejamento Familiar

O encontro mensal com as famílias atendidas nos diversos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS do mês de outubro ocorreu no dia 31. Nesta ocasião, o médico Márcio Forest, da Estratégia de Saúde da Família de Jacutinga, desenvolveu o tema do planejamento familiar e métodos anticonceptivos. O encontro foi esclarecedor sobre as diversas opções de anticoncepcionais, suas vantagens e desvantagens. Além disso, pode-se trabalhar com as famílias a necessidade do planejamento familiar quanto ao número de filhos e a responsabilidade envolvida no processo.

Seminário sobre Situações de Violência na 11ª CRS

No dia 30 de outubro a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS sediou um seminário sobre situações de violência e notificações. Profissionais da saúde pública e da rede de atendimento de Jacutinga estiveram presentes neste dia de atualização e estudo.
A importância deste tema é enorme, visto que diversas situações de violência, como maus tratos, agressões, físicas, sexuais, psicológicas e autoagressão, e os acidentes de trabalho, como de trânsito, quedas e afogamentos são cotidianos na rede de atendimento e são agravos à saúde que estão entre as principais causas de morte no Estado do Rio Grande do Sul. Portanto é fundamental que se façam ações de atendimento, vigilância e notificação dos casos.
 

Palestra sobre Comercialização e Fornecimento de Álcool para Crianças e Adolescentes

No dia 24 de outubro pela parte da tarde o 2º Promotor de Justiça da Promotoria Especializada de Erechim, João Fábio Munhoz Manzano, realizou uma palestra sobre a comercialização e fornecimento de álcool para crianças e adolescentes. O público alvo foram os comerciantes e promotores de eventos, lideranças locais e instituições da sociedade civil.
 
O evento foi proposto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacutinga – COMDICAJ, e realizou-se com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS e Secretaria Municipal de Saúde.
 
O objetivo da palestra foi informar e alertar sobre as leis específicas para este tema. O momento oportunizou também a discussão de problemas cotidianos e a corresponsabilização da sociedade civil junto ao poder público para oferecer opções saudáveis e dignas de lazer para os jovens do município.

Formatura da Turma de Alfabetização de Adultos

Dia 12 de outubro foi dia de comemoração para a turma e familiares dos 12 formandos do Programa de Alfabetização de Adultos – ALFA. O projeto foi desenvolvido com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS e SENAR/RS.
Durante o ano de 2012 os 12 estudantes adultos e idosos se esforçaram e receberam o apoio dos familiares e profissionais de referência, como a professora do ALFA, Tatiane Vanin Marmentini. Assim, chegaram com mérito a esse dia tão bonito e emancipador para a vida e o cotidiano destas pessoas.

Dia da Criança 2012

A tarde do dia 12 de outubro foi de muitas brincadeiras, jogos e diversão com a comemoração do dia da criança. O evento realizado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS recebeu mais de 300 crianças que foram acolhidas com recreação que envolvia músicas, jogos e brincadeiras sensoriais. No final da tarde, para repor as energias, as crianças aproveitaram para tomar refrigerante e sorvete, comer cachorro-quente e ainda ganhar um brinquedo para continuar a brincadeira em casa.

 

Curso de Tortas e Confeitaria em Parceria com o SENAR/RS

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro, a instrutora Marinez F. Demarco do SENAR, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, ministrou um curso em horário integral sobre produção de tortas, bolos e confeitaria. O curso que reuniu cerca de 15 participantes ensinou técnicas de tortas personalizadas para aniversários e festas especiais, receitas simples e de qualidade, e técnicas de aproveitamento de produtos coloniais.

Encontro do Mês de Setembro

No dia 26 do mês de setembro a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizaram um encontro sobre a prevenção e controle da Dengue no município, voltado para todas as pessoas que são atendidas nos programas, projetos e serviços oferecidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e no CRAS. A equipe de saúde ressaltou que os cuidados devem ser contínuos e intensificados com o início da primavera e verão.

Curso de Artesanato em Parceria com o SENAR/RS

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro realizou-se mais um curso através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS com o SENAR/RS. O Curso de Artesanato com a instrutora Carmen da Silva Cardozo teve cerca de 15 participantes e trabalhou em turno integral técnicas de aproveitamento de material reciclável e enfeites natalinos.

A Infância foi Tema do Encontro do Mês de Agosto

No dia 29 de agosto o encontro mensal com as famílias e grupos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS teve como tema a Infância, cujo dia foi celebrado em 24 de agosto.
A psicóloga Carlise Ecco e a Secretária de Assistência Social Adriana Fabiani abordaram o tema no sentido de que esta data tem um significado diferente do dia da criança (12 de outubro). Menos conhecida, mas não menos importante, o Dia da Infância foi criado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e sugere uma reflexão da sociedade e dos governos para as condições sociais em que vivem as crianças.
Destacou-se que a situação da infância no mundo é preocupante. Apenas para citar alguns exemplos descritos no Relatório Situação Mundial da Infância 2012, do UNICEF, 121 milhões de crianças não têm garantido seu direito à educação; aproximadamente oito milhões morreram em 2010 antes de completar 05 anos de idade, cerca de 1 milhão de crianças são submetidas ao trabalho forçado como resultado do tráfico de droga; e estima-se que em 2008, 215 milhões de meninos e meninas entre 05 e 17 anos de idade estiveram envolvidos no trabalho infantil.
A pobreza e a desigualdade são as maiores causas da violência que afetam as crianças, violando suas vidas e as excluindo de políticas de promoção e proteção que têm direito. Cada criança excluída representa uma oportunidade perdida, e gerar oportunidades para as crianças é um dever de toda a sociedade.
Por outro lado, é durante os primeiros anos de vida que a criança desenvolve seu potencial cognitivo, afetivo e emocional, por isso a infância deve acontecer em um ambiente saudável, que promova a sobrevivência, o crescimento e a aprendizagem. Certamente ainda temos muito para colocar em prática quanto a proteção integral à criança, estabelecida como lei na Convenção sobre os Direitos das Crianças e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A data de 24 de agosto é um convite à sociedade a colocar efetivamente a infância como prioridade, pois todas as crianças têm direito a crescer saudáveis e felizes, e elas não esperam!

Conclusão do Curso de Cuidado Integral a Saúde Mental

O dia 27 de julho marcou a conclusão do curso de Cuidado Integral a Saúde Mental promovido pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e URI – Campus de Erechim para os municípios da região. Os trabalhadores da rede de atendimento de Jacutinga, Carlise Ecco – psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Débora Selau – psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e Rosinei Bleil – enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) fizeram parte desta 3ª turma do curso.
O principal desafio para os município será implementar a linha de “Cuidado Integral a Saúde Mental – o cuidado que eu preciso” como estratégia de qualificação dos atendimentos na rede pública de saúde.

Primeiros Socorros – Ênfase na Infância

A parceria entre o Corpo de Bombeiros de Erechim, os Bombeiros Voluntários de Jacutinga e a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS proporcionou no encontro do mês de julho, dia 25, um importante momento de informação sobre os acidentes que mais ocorrem com crianças e como prestar os primeiros socorros a elas.
É notório que no Brasil, os acidentes na infância representam cada vez mais uma importante causa de morbi-mortalidade, constituindo um grande problema de saúde pública. Os acidentes mais comuns são: queimaduras, quedas, asfixias, afogamentos e atropelamentos.
Neste encontro o público presente pode esclarecer dúvidas e aprender como proceder nos primeiros socorros de crianças nas diferentes faixas etárias.

Capacitação para o Controle do Tabagismo

No dia 12 de julho foi realizado um dia de capacitação na 11ª CRS sobre o programa Controle do Tabagismo a ser implementado nos municípios da região. Profissionais da Atenção Básica em Saúde do município de Jacutinga, juntamente com profissionais da rede municipal de atendimento estiveram presentes.
O programa é coordenado e executado a nível nacional pelo Instituto Nacional de Combate ao Câncer –INCA, cujas ações são desenvolvidas em parceria pelas três instâncias governamentais - federal, estadual e municipal - para capacitar e apoiar os 5.561 municípios brasileiros e abrangem as áreas da educação, legislação e economia.
O principal objetivo do programa é a prevenção de doenças relacionadas ao tabaco na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis. O próximo passo a nível municipal é iniciar atividades de grupo para prevenção e controle da dependência do tabaco, o qual iniciará em outubro sob a coordenação da psicóloga Débora Selau da Secretaria Municipal de Saúde.