terça-feira, 3 de julho de 2012

Encontro do mês de Junho

No mês de junho a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizaram um encontro sobre o abuso e tráfico ilícito de drogas para todas as pessoas que são atendidas nos programas, projetos e serviços oferecidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e no CRAS.

Desse modo, no dia 27 de junho, a então estagiária de Serviço Social Valdirene Foletto abordou o tema das drogas e o contexto social, e aplicou questionários sobre o uso de álcool nas famílias, os quais serviram para levantamento de dados da realidade das famílias atendidas.

Na oportunidade, foram sorteados casacos de inverno provenientes de apreensões da Receita Federal e doados ao município. Cada família presente pode participar com um número no sorteio de 68 casacos.


Cine Fórum sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas: “Conhecer para cuidar de nós e de quem amamos”

A Equipe de Saúde Mental promoveu, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a seguinte programação sobre o abuso e tráfico ilícito de drogas:

Filme: “Meu nome não é Johnny”

Data: 25 de junho de 2012
Horário: 8h às 11h
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Público: Alunos da 8ª série da Escola Municipal Barão Hiersch
                Alunos da 8ª série da Escola Municipal Dr. Darvile Dall’Oglio
                Alunos da 8ª série da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Érico Veríssimo

Data: 25 de junho de 2012
Horário: 19:30h às 22:30h
Local: Escola Estadual de 1º e 2º Graus Érico Veríssimo
Público: Alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Érico Veríssimo

Data: 26 de junho de 2012
Horário: 8h às 11h
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Público: Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Érico Veríssimo

O médico Márcio Forest, a psicóloga Débora Selau, a Psicóloga Carlise Ecco e a estagiária de serviço social Valdirene Foletto se revesaram nos Cines Fóruns para debater aspectos ilustrados no filme em relação à prática diária de prevenção e de tratamento do alcoolismo e drogadição.

Capacitação entre Municípios sobre a “Linha de cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas - O cuidado que eu preciso”


Dando prosseguimento à capacitação do dia 03 de maio sobre Cuidado Integral a Saúde Mental, neste dia 05 de junho foi realizado um encontro na Câmara Municipal de Jacutinga com os municípios de Ponte Preta, Campinas do Sul, Quatro Irmãos e Jacutinga.

Este segundo encontro também ocorreu em decorrência do curso de Atenção Integral a Saúde Mental promovido pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde através da URI – Campus de Erechim e no qual participam profissionais de saúde e de assistência social das prefeituras municipais da região.

O encontro coordenado pelo enfermeiro Samuel Salvi Romeno proporcionou troca de experiências práticas, aperfeiçoamento teórico e propostas de alternativas para as demandas em saúde dos municípios presentes. Da mesma forma, a discussão abordou as implicações da “Linha de cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas - O cuidado que eu preciso” a ser implantada na rede de atendimento dos municípios em parceria com o estado.