terça-feira, 12 de junho de 2012

Curso de Panificação Caseira







No dia 11 de junho iniciou mais um curso através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS com o SENAR/RS. Desta vez, o Curso é de Panificação Caseira e foi disponibilizado durante 03 dias para 15 participantes.

A instrutora Marinez F. Demarco trabalhou receitas práticas, com boa aceitação no mercado e com aproveitamento consciente dos alimentos.




Encontro do Mês de Maio

No mês de Maio a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram um encontro sobre a estrutura e funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente em Jacutinga, seus serviços e projetos desenvolvidos junto a comunidade.

A equipe da referida Secretaria, especialmente o biólogo Fábio Tortelli explicou o trabalho que é realizado no município e a municipalização da questão ambiental, o que é um mérito que agiliza o fluxo de acesso aos serviços, entre outros melhoramentos.

O encontro serviu ainda para uma palestra sobre o Controle do Tabagismo com a psicóloga Carlise Ecco, com vistas ao dia 31 de maio enquanto Dia Mundial Sem Tabaco, com o tema nacional “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.”.

Por fim, os participantes foram incluídos na programação do Dia do Desafio, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com Serviço Social do Comércio – SESC.

Semana do Controle do Tabagismo

O dia 31 de maio marca o Dia Mundial Sem Tabaco. Em Jacutinga, a equipe de Saúde Metal, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou diversas atividades focadas no controle do Tabagismo.

A mobilização teve como objetivo principal informar a população sobre as consequências do uso do tabaco, além de problematizar o mercado de consumo, especialmente quanto ao cigarro voltado para os jovens, e divulgar ações em saúde pública para prevenção do tabagismo.

As atividades ocorreram da segunda-feira, dia 28 de maio, até a quinta-feira, dia 31 de maio, e envolveram:

• Rodas de conversa com as pessoas que participam dos grupos semanais do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, totalizando cerca de 80 pessoas.

• Oficinas de discussão com as turmas de crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, num total de 18 participantes.

• Espaços de conversa com os alunos de 5a a 8a séries da Escola Municipal de ensino Fundamental Dr. Darvile Dall’ Óglio, atingindo cerca de 200 alunos.

Palestra na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Érico Veríssimo com os alunos do 9º Ano e do Ensino Médio, atingindo cerca de 140 alunos.

• Palestra com o grupo do Encontro Mensal dos usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, com um total de 90 pessoas.

• Discussão do tema no Espaço Saúde em parceria com a Rádio Comunitária de Jacutinga.