quarta-feira, 23 de maio de 2012

18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 O tratamento das pessoas portadoras de transtornos mentais no Brasil foi sinônimo de internação em hospitais psiquiátricos especializados desde a metade do Século XIX. Foi a partir dos anos 70 que se iniciaram experiências de transformação da assistência, inicialmentepela reforma intramuros das instituições psiquiátricas e mais tarde pela proposição de um modelo centrado na comunidade e substitutivo ao modelo do hospital especializado.

Notadamente, é a partir da década de 90 que o Ministério da Saúde define uma nova política de saúde mental, a qual redireciona paulatinamente os recursos da assistência psiquiátrica para um modelo substitutivo, baseado em serviços de base comunitária. Se objetiva, desta forma, serviços que ofereçam cuidados na comunidade articulada com seus recursos, onde a internação passa a ser uma parte do tratamento quando necessário, mas não mais o tratamento em si mesmo.

Sendo assim, o dia 18 de maio foi instituído como dia Nacional da Luta Antimanicomial, data em que ocorreu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru, São Paulo em 1987, o qual melhor retrata este movimento. Desde então, nesta data ocorrem em várias cidades do país programações voltadas ao tema da saúde mental  para comemorar os avanços conquistados em relação ao tratamento em liberdade e com dignidade, mas também para discutir os desafios ainda enfrentados neste campo.

Em Jacutinga/RS a equipe de Saúde Mental articulada com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, Brigada Militar e demais organizações, associações e grupos da rede de apoio do município, realizou a seguinte programação no dia 16 de maio:

·         Pela manhã, na Rádio Comunitária de Jacutinga, houve uma “Roda de Conversa sobre Saúde Mental” com o educador físico Rômulo Menegas e as psicólogas Carlise Ecco e Débora Selau.

·         Às 13h30min, no CRAS, junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada uma oficina de “Saúde Mental e Luta Antimanicomial” com adolescentes dos grupos de jovens do município, agentes comunitários de saúde, profissionais do CRAS e membros do Conselho Municipal de Saúde.

·         Às 14h30min, na Praça Germano Sitta, ocorreu um “Pedágio Maluco” com distribuição de material informativo sobre a Luta Antimanicomial e temas de saúde pública, como: Reforma Psiquiátrica, qualidade de vida, Programa Primeira Infância Melhor, combate a dengue e combate ao álcool e outras drogas. Este material foi entregue aos condutores de veículos da Av. Ângelo Gasparetto, aos pedestres e aos participantes do grupo Alegria de Viver da 3º Idade, os quais participaram do encontro animado por adolescentes do grupo de jovem AJE e pelo professor e músico Ronaldo Bordin.


Comemoração do Dia das Mães

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS organizaram a comemoração alusiva ao dia das mães destinada as mães que frequentam os grupos do CRAS. No encontro semanal de cada grupo, as mães receberam uma singela lembrança confeccionada pela equipe de funcionários e tiveram um momento de reflexão sobre seu dia.

Assim, a semana que antecedeu o dia 13 de maio foi muito especial para as mães que participaram dos grupos de Artesanato, Manicure e Pedicure, Higiene e Limpeza, Corte e Costura, Computação, Culinária e Horta Comunitária.

As mães do Programa Primeira Infância Melhor – PIM também fizeram parte desta comemoração, a qual contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Capacitação em Cuidado Integral a Saúde Mental

No dia 03 de maio foi realizada uma manhã de capacitação sobre o Cuidado Integral a Saúde Mental através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e URI – Campus de Erechim.

A capacitação ocorreu em decorrência da etapa de dispersão do curso de Atenção Integral a Saúde Mental promovido pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde através da URI – Campus de Erechim e no qual participam profissionais de saúde mental das prefeituras municipais da região.

Durante o encontro coordenado pelo enfermeiro Samuel Salvi Romeno foram abordados temas referentes ao trabalho interdisciplinar na Atenção Básica visando a Saúde Mental, o acolhimento, a humanização, a clínica ampliada e os dispositivos de promoção de saúde, prevenção de doenças e tratamento de sofrimento mental.

Os participantes do encontro puderam conhecer ainda mais sobre os conceitos de saúde mental, o tema da reforma psiquiátrica, o trabalho multidisciplinar e os dispositivos que podem ser oferecidos para a população segundo a visão da saúde mental enquanto política pública e de responsabilidade compartilhada entre os diversos núcleos profissionais e comunidade em geral.

Assim, foi possível criar um espaço de discussão contextualizada sobre os serviços oferecidos em Saúde Mental, as dificuldades encontradas no dia-a-dia e as potencialidades da rede de serviços junto com a comunidade.

Encontro do Mês de Abril

No mês de Abril a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS realizam um encontro sobre direitos socioassistenciais e acesso aos serviços com todas as pessoas que são atendidas nos programas, projetos e serviços oferecidos.

No dia 25 de abril a assistente social Stela Máris Canova e as visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, Irma Terezinha dos Santos e Jane Terezinha Marchetto Lodea,  abordaram o acesso aos direitos socioassistenciais, critérios para benefícios e assuntos em geral.

Os temas foram ao encontro do interesse dos participantes, pois a população ainda tem diversas dúvidas sobre quais são as pessoas que podem ser atendidas pela Assistência Social e o que precisam fazer para serem atendidas.

O assunto remeteu ao artigo 203 da Constituição Federal que diz “A Assistência Social será prestada a quem dela necessitar independente de contribuição...”. neste sentido, todas as pessoas tem direito a Assistência Social, mas quando se encontram em uma situação de necessidade que, não sendo satisfeita, pode causar a ocorrência de prejuízos para a vida pessoal, social e para a capacidade das pessoas de poder se expressar e participar de forma ativa e crítica na sociedade.

Assim, podemos dizer que a Assistência Social é um direito de todas as pessoas como garantia de suas necessidades básicas e participação da vida na família e na sociedade. E que, a Política de Assistência Social não é contributiva, mas sim uma Política Pública. Sendo que o primeiro passo é garantir o acesso ao conhecimento sobre as vagas, critérios, projetos e benefícios da rede de serviços, o que foi repassado de forma simples e clara para os participantes do encontro.

Grupo Psicossocial de Terapia Comunitária

Reunir pessoas. Trocar experiências. Participar de vivências. Expandir conhecimentos e pontos de vista sobre emoções que todos nós sentimos, através de ações de inclusão social e diversidade cultural. Estes são alguns dos objetivos do Grupo Psicossocial do CRAS que iniciou no dia 19 de abril.

Este grupo para orientação e apoio sócio familiar através da Terapia Comunitária, ocorre semanalmente e oferece um espaço de acolhimento e de convivência social, o que representa uma oportunidade para as pessoas encontrarem uma rede social de apoio.

Para tanto, as vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções que fazem parte da vida de todo ser humano. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu. E isto tudo independe de idade, classe social, nível de instrução, sexo ou cor.

Ainda que a vida lhe cause dor,
não abandone o seu sorriso,
pois ele é o caminho para o recomeço.
Lembre-se:
“A nossa maior glória não reside no fato de
nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos
sempre depois de cada queda” (Confúcio).