quarta-feira, 21 de março de 2012

Encontro do Mês de Fevereiro


A cada mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS realizam um encontro destinado especialmente a todas as pessoas que são atendidas nos programas, projetos e serviços oferecidos.

No dia 15 de fevereiro, tendo em vista a aproximação do Carnaval, foi possível intensificar o trabalho em rede com a Secretaria Municipal de Saúde para abordar alguns temas que ganham destaque neste período.

As enfermeiras Onaílda Biasin e Rosinei Bleil que trabalham com a Estratégia de Saúde na Família – ESF abordaram a prevenção da gravidez na adolescência, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e prevenção ao uso de drogas.

Os temas foram ao encontro do interesse dos participantes, pois a abordagem foi bastante instrutiva e clareou muitas dúvidas que cercam estes temas.

O momento também oportunizou a distribuição e preservativos, orientações e encaminhamentos individuais para os serviços disponíveis na rede de atendimento, como exames preventivos, planejamento familiar e grupos de inclusão social.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

A Assistência Social juntamente com o CRAS e Secretaria Municipal de Educação, proporcionaram mais um ano de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Evento foi realizado no dia 07 de março, pela parte da tarde, tendo como local o Salão Paroquial de Jacutinga.

Essa tarde contou com uma apresentação de teatro com o Grupo Aldeia Teatral do Município de Machadinho. As mulheres puderam rir, pensar e se emocionar com a mensagem trasmitida, pois, tratou sobre o dia a dia da mulher brasileira, nossas augústias, nossos anseios, nossos trabalhos e o pouco tempo que temos para nos cuidar e viver a vida mais tranquilamente com nossa família, dando atenção especial aos nossos relacionamentos.
O evento contou com a transmissão ao vivo pela Rádio Jacutinga e filmagens pela RBS TV de Erechim.
Participaram dessa tarde mais de 200 mulheres, as quais ao término do teatro, foram contempladas com sorteio de brindes e um grandioso coquetel, com algumas comidas produzidas pela equipe do CRAS.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Assistência Social e SENAR 2012

Mais uma vez o Senar, está sendo parceiro com os trabalhos desenvolvidos no CRAS do Município de Jacutinga. Desta vez os trabalhos começaram cedo e os grupos atendidos, puderam mais uma vez usufruir de conhecimentos e integração com todos. O SENAR juntamente com o CRAS ofereceu no mês de março, mais um curso de Hortaliças e as participantes foram o grupo da Horta Comunitária, Agentes de Saúde e algumas pessoas da comunidade que trabalham nesse ramo. O curso teve duração de 3 dias, entre aulas teóricas e práticas e mais uma vez atingiu os objetivos propostos.
No mês de março também o grupo de mulheres da Linha Barão Hiersch, se reuniu para trocar informações e levar conhecimento para suas vidas. O Curso oferecido pelo SENAR foi de Processamento de Alimentos, e mais de 18 mulheres puderam visualizar os melhores processos para conservar nossos alimentos. O Curso também teve duração de 3 dias e aconteceu no Salão da Comunidade.

Assistência Social em Números - Serviços e Benefícios de 2011

No ano de 2011, o Centro de referência de Assistência Social, através de seus profissionais e equipe, ofereceu e desenvolveu várias atividades para as famílias do Município de Jacutinga, auxiliando e oportunizando essas pessoas na consolidação de seus direitos sociais.
Destacamos assim em números, algumas ações que foram desenvolvidas e oferecidas para essas famílias.

- Atendimentos psicossociais individuais, de família e de grupo: abrangendo cerca de 1400 atendimentos no ano
- Visitas domiciliares realizas pelos técnicos: cerca de 240 no ano
- Palestras: cerca de 15 no ano
- Encaminhamentos para a rede de serviços: mais ou menos 600 encaminhamentos
- Auxílio funeral: cerca de 4
- Cesta básica: cerca de 26 famílias (via auxílio e via doações da comunidade)
- Aluguel: cerca de 7 famílias no ano
- 2ª via de documentos:cerca de 38 emissões
- Auxílio de transportes: cerca de 4
- Auxílio a moradia e construção: cerca de 80 famílias
- Reuniões de equipe e formação permanente: cerca de 50 encontros