quarta-feira, 9 de maio de 2012

Capacitação em Cuidado Integral a Saúde Mental

No dia 03 de maio foi realizada uma manhã de capacitação sobre o Cuidado Integral a Saúde Mental através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e URI – Campus de Erechim.

A capacitação ocorreu em decorrência da etapa de dispersão do curso de Atenção Integral a Saúde Mental promovido pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde através da URI – Campus de Erechim e no qual participam profissionais de saúde mental das prefeituras municipais da região.

Durante o encontro coordenado pelo enfermeiro Samuel Salvi Romeno foram abordados temas referentes ao trabalho interdisciplinar na Atenção Básica visando a Saúde Mental, o acolhimento, a humanização, a clínica ampliada e os dispositivos de promoção de saúde, prevenção de doenças e tratamento de sofrimento mental.

Os participantes do encontro puderam conhecer ainda mais sobre os conceitos de saúde mental, o tema da reforma psiquiátrica, o trabalho multidisciplinar e os dispositivos que podem ser oferecidos para a população segundo a visão da saúde mental enquanto política pública e de responsabilidade compartilhada entre os diversos núcleos profissionais e comunidade em geral.

Assim, foi possível criar um espaço de discussão contextualizada sobre os serviços oferecidos em Saúde Mental, as dificuldades encontradas no dia-a-dia e as potencialidades da rede de serviços junto com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário