quarta-feira, 23 de maio de 2012

18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 O tratamento das pessoas portadoras de transtornos mentais no Brasil foi sinônimo de internação em hospitais psiquiátricos especializados desde a metade do Século XIX. Foi a partir dos anos 70 que se iniciaram experiências de transformação da assistência, inicialmentepela reforma intramuros das instituições psiquiátricas e mais tarde pela proposição de um modelo centrado na comunidade e substitutivo ao modelo do hospital especializado.

Notadamente, é a partir da década de 90 que o Ministério da Saúde define uma nova política de saúde mental, a qual redireciona paulatinamente os recursos da assistência psiquiátrica para um modelo substitutivo, baseado em serviços de base comunitária. Se objetiva, desta forma, serviços que ofereçam cuidados na comunidade articulada com seus recursos, onde a internação passa a ser uma parte do tratamento quando necessário, mas não mais o tratamento em si mesmo.

Sendo assim, o dia 18 de maio foi instituído como dia Nacional da Luta Antimanicomial, data em que ocorreu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru, São Paulo em 1987, o qual melhor retrata este movimento. Desde então, nesta data ocorrem em várias cidades do país programações voltadas ao tema da saúde mental  para comemorar os avanços conquistados em relação ao tratamento em liberdade e com dignidade, mas também para discutir os desafios ainda enfrentados neste campo.

Em Jacutinga/RS a equipe de Saúde Mental articulada com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, Brigada Militar e demais organizações, associações e grupos da rede de apoio do município, realizou a seguinte programação no dia 16 de maio:

·         Pela manhã, na Rádio Comunitária de Jacutinga, houve uma “Roda de Conversa sobre Saúde Mental” com o educador físico Rômulo Menegas e as psicólogas Carlise Ecco e Débora Selau.

·         Às 13h30min, no CRAS, junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada uma oficina de “Saúde Mental e Luta Antimanicomial” com adolescentes dos grupos de jovens do município, agentes comunitários de saúde, profissionais do CRAS e membros do Conselho Municipal de Saúde.

·         Às 14h30min, na Praça Germano Sitta, ocorreu um “Pedágio Maluco” com distribuição de material informativo sobre a Luta Antimanicomial e temas de saúde pública, como: Reforma Psiquiátrica, qualidade de vida, Programa Primeira Infância Melhor, combate a dengue e combate ao álcool e outras drogas. Este material foi entregue aos condutores de veículos da Av. Ângelo Gasparetto, aos pedestres e aos participantes do grupo Alegria de Viver da 3º Idade, os quais participaram do encontro animado por adolescentes do grupo de jovem AJE e pelo professor e músico Ronaldo Bordin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário