quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Confraternização de Final de Ano com as Famílias Atendidas

No dia 20 de dezembro de 2011 a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS promoveram um dia de confraternização com as famílias atendidas nos projetos e demais serviços durante o ano de 2011. Para a realização deste evento, foi possível contar com a colaboração da comunidade em geral, através de parcerias e da ajuda voluntária de participantes dos grupos atendidos.


A confraternização iniciou às 10 horas da manhã com uma palestra sobre “Família & Contemporaneidade” com o médico Edésio Detoni, da Escola de Pais do Brasil. O palestrante foi convidado através da parceria com o SENAR, o qual também esteve representado pela senhora Diva Picoli. O tema escolhido abordou as mudanças históricas nos modelos de família e o seu papel na formação da pessoa.


Antes do almoço houve sorteio de brindes para as famílias. Foram 50 brindes produzidos pelos grupos atendidos no CRAS e 02 espetos de carne válidos para o almoço de Natal, os quais foram oferecidos por uma empresa local. O evento seguiu com o almoço de carnes, pães, saladas e refrigerante, sobremesa de sorvete e matinê durante a tarde.


O público da confraternização alcançou cerca de 300 pessoas, as quais são atendidas através de programas, projetos e serviços voltados para a integralidade das famílias. Neste ano as ações foram voltadas especialmente para os grupos de Artesanato, Corte e Costura, Computação, Higiene e Limpeza, Marcenaria com Adolescentes, Culinária, Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Idosos, Horta Comunitária, PETI, PIM, Programa Bolsa Família e atendimentos individualizados e de família.











Confraternização de Final de Ano com a Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS

A confraternização de final de ano entre os trabalhadores da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS ocorreu no dia 08 dezembro. O jantar com revelação do “Amigo Secreto” foi um momento de integração marcado por bom humor e afeto.

Por chegar ao final de 2011 a equipe aproveitou para resumir o que aconteceu durante o ano e se preparar para iniciar um novo ciclo em 2012. Foi um momento de celebração e reflexão sobre as realizações, ao mesmo tempo em que renovou esperanças e objetivos mútuos.

Equipe de trabalhadores que encerra o ano de 2011:
· Claudete Haiduki – Secretária Municipal de Assistência Social.
· Stela Maris Canova – Assistente Social.
· Carlise Ecco – Psicóloga.
· Camila Bavaresco – Auxiliar Administrativa.
· Araceli Busnello – Monitora do Grupo de Higiene e Limpeza.
· Valdete Menin – Monitora do Grupo de Corte e Costura.
· Chaiane Busnello – Cedida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto como Monitora do Grupo de Computação.
· Adelcino Bordin – Cedido pela Secretaria Municipal de Obras e Viação como Monitor do Grupo de Marcenaria e do Grupo da Horta Comunitária.
· Loeri Bertella – Monitora do Grupo de Artesanato e do PETI.
· Lenira Bavaresco – Monitora do Grupo de Culinária e do PETI.
· Ronaldo Bordin - Monitor do Grupo de Pessoas Portadores de Necessidades Especiais e do PETI.
· Rômulo Menegaz – Monitor do Grupo de Pessoas Portadores de Necessidades Especiais e do Grupo de Idosos.
· Cleonice Centofante – Cedida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto como Monitora do Grupo de Pessoas Portadores de Necessidades Especiais.
· Vilson Nazzari – Cedido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto como Marceneiro.
· Gláucia Dallamonta – Auxiliar de Serviços Gerais.
· Jane Terezinha Lodea – Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria Municipal de Saúde como Visitadora do PIM.
· Irma Terezinha dos Santos – Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria Municipal de Saúde como Visitadora do PIM.

Que neste novo ano aqueles que necessitam de nossa ajuda encontrem em nós sempre o conforto e a palavra amiga.

Que o respeito pela dignidade das pessoas seja sempre nossa meta absoluta em uma jornada de otimismo, esperança, força de vontade e poder para realizar.

Que o natal seja feliz e 2012 próspero para toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, assim como para todas as pessoas que fazem o bem!


Viagem de Lazer com o PETI e Adolescentes do Grupo de Marcenaria




O dia 28 de dezembro foi marcado por lazer, esporte e muita diversão para as crianças e adolescentes do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e adolescentes do Grupo de Marcenaria.



O dia de atividades no Balneário Pôr do Sol, no interior do município de Erebango, envolveu lanches durante a manhã e a tarde, almoço, brincadeiras esportivas e muita diversão nas piscinas.





O grupo de 24 crianças e adolescentes foi acompanhado por monitores e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS, os quais trabalharam com o grupo durante o ano.


Viagem de Lazer e Cultura com o Grupo Estrela Dalva



O dia 17 de outubro foi de lazer e cultura para o Grupo Estrela Dalva da comunidade de Bela Vista, interior do município de Jacutinga. O grupo é formado por cerca de 25 pessoas e também é atendido pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS. Esta viagem para a cidade de Ametista do Sul foi acompanhada por monitores e técnicos que trabalharam com o grupo durante o ano.




A cidade turística de Ametista do Sul é considerada a “Capital Mundial da Pedra Ametista”. Além de suas jazidas, o grupo pode desfrutar do contato com a fruticultura local, especialmente o cultivo de uvas e produção de vinhos, conhecer o Ametista Parque Museu e a igreja local dedicada ao Arcanjo Gabriel.




quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Encontro de Capacitação para Conselheiros Tutelares

Os conselheiros tutelares e técnicos de áreas afins dos municípios de Jacutinga, Paulo Bento, Ponte Preta, Barão de Cotegipe e Quatro Irmãos participaram de um encontro de capacitação sobre a rede de atendimento da infância e juventude, aspectos legais e instrumentais do Conselho Tutelar.


A capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e COMDICAJ – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacutinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e COMDICA do município de Paulo Bento, e contou com o apoio do Ministério Público da Comarca de Erechim.

Pela manhã a Assistente Social Gladies Ebert, a psicóloga Alessandra Pinto Grecilo e o Soldado Gustavo Biessek formaram um painel técnico sobre o trabalho em rede com o Conselho Tutelar. Já pela parte da tarde o Promotor da Infância e Juventude da Comarca de Erechim, Sr.Dr. João Fábio Munhoz Manzano, acrescentou informações referentes a abordagem legal, estrutura e funcionamento.

O encontro serviu para qualificar ainda mais o atendimento das crianças e adolescentes, e também apontou a necessidade de capacitação continuada frente às demandas diversificadas do dia-a-dia.

Certamente, as crianças e os adolescentes não podem ser vistos apenas como o futuro de uma sociedade, pois só terão condições de constituir o futuro, se forem valorizados também no tempo presente. Sendo assim, toda a sociedade tem o compromisso de respeitar seus direitos e criar condições de desenvolvimento integral para uma vida plena e satisfatória.