sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projetos Sociais no Desfile de 07 de Setembro

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Município de Jacutinga, tiveram através da equipe do CRAS e das famílias atendidas, participação ativa no desfile de 7 de setembro que aconteceu no domingo dia 11.

O CRAS trouxe como tema do desfile “OPORTUNIZANDO A INLCUSÃO SOCIAL”, e demonstrou através de cartazes e objetos os trabalhos de inclusão, que são realizados junto aos grupos atendidos. Esse espaço demonstra que a política pública de assistência social, vem e muito contribuir na busca de bens e serviços, oportunizando o acesso a uma melhor qualidade de vida.

CRAS e Asilo- Desenvolvendo Atividades com Idosos

Buscando a integração e a inclusão, a qual reconhece e aceita a diversidade, a garantia de acesso a bens e serviços, é que o CRAS, através de sua equipe, realiza um trabalho em rede junto a Entidade do Asilo no Município de Jacutinga. A Entidade Asilar atende atualmente à 13 idosos, os quais recebem os cuidados necessários para viverem de forma um pouco mais igualitária.

Buscando a garantia de acesso a direitos, é que ações de assistência social estão sendo colocadas em prática através de atividades de recreação, lazer e convívio.

Essas atividades são desenvolvidas semanalmente pelo professor de esporte Rômulo Menegaz, monitor de música Ronaldo Bordin e atividades de artesanato com a monitora Loeiri Bertella, além de orientações da equipe técnica, Assistente Social Stela Maris Canova e Psicóloga Carlise Ecco.

Campanha do Agasalho 2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a comunidade de Jacutinga, entidades e organizações realizaram a coleta e a doação de agasalhos para a campanha de 2011.

As doações aconchegaram e aqueceram muitas famílias durante este inverno gelado.

As famílias puderam buscar os agasalhos disponibilizados na Assistência Social, e que também foram distribuídos diretamente em instituições que prestam assistência e famílias atendidas pelo PIM – Programa Primeira Infância Melhor.

Parabéns a todos que participaram desta campanha e lembramos que a solidariedade pode ser exercida durante todo o ano. Sempre que puder, doe roupas em bom estado, novas ou usadas, elas servem para aquecer, mas também para dar mais dignidade a muita gente.

Participação no Encontro Regionalizado do DAS/STCAS

Aconteceu no dia 02 de setembro, pela parte da tarde, na Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, o Encontro Regionalizado do DAS – Departamento de Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul. A Assessora Técnica do Estado Marilene R. Grazziotin, trouxe como pauta:

- CAD ÚNICO/PBF;
- Controle Social do PBF – Programa Bolsa Familia;
- Resolução 04/CIT/2011
- Feas 2011-08-26
- Conferencia Estadual de Assistência Social
- Programa- Brasil Sem Miséria

Este evento contou com a presença dos gestores e os técnicos que atuam na política pública de Assistência Social em nossa região, sendo que o Município de Jacutinga foi representado pela Secretária de Assistência Social Claudete Haiduki e pela Assistente Social Stela Máris Canova.

Novas Inscrições para os Grupos de Aprendizagem do CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS comemoraram a conclusão dos primeiros grupos de aprendizagem de 2011 em alguns de seus projetos, os quais são desenvolvidos com usuários e famílias referenciadas pelo CRAS de Jacutinga. O mês de agosto marcou a conclusão dos grupos de Corte e Costura, Culinária, Higiene e Limpeza e Artesanato.

As inscrições para as novas turmas destes mesmos grupos de aprendizagem foram abertas para outros usuários e famílias referenciadas que estejam interessados. Cada participante também pode se inscrever para um grupo diferente daquele que concluiu, sendo que as novas atividades tiveram início em setembro.

Os grupos de Computação, Marcenaria, Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, além de manter a mesma turma que iniciou no primeiro semestre, foram abertas novas inscrições para outros interessados. Destacamos que para o grupo de marcenaria abriu-se vagas tanto para adolescentes como para adultos.

Reunião dos Projetos no Mês de Agosto

Aconteceu no dia 31 de agosto, a reunião mensal com as famílias de todos os grupos e projetos atendidos e desenvolvidos junto ao CRAS do Município de Jacutinga. Esse encontro teve a coordenação do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, o qual demonstrou o trabalho realizado pelo PIM, através da encenação de um teatro.

Grupo de Auto-Ajuda para Dependentes Químicos do Álcool e/ou Outras Drogas, Pessoas com Depressão e Familiares




No dia 30 de agosto foi iniciado o grupo de Auto-Ajuda para dependentes químicos do álcool e/ou outras drogas, pessoas com depressão e familiares. O grupo surgiu pela iniciativa de pessoas e familiares que vivem estas problemáticas e que sentem a necessidade de um espaço de apoio. Para tanto, se formou parceria entre sociedade civil, entidades e organizações preocupadas com os temas, Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, e Secretaria Municipal de Saúde.

Os encontros ocorrem nas terças- feiras a partir das 19h junto às dependências do CRAS. Todas as pessoas que tiverem interesse estão convidadas a participar, especialmente dependentes químicos do álcool e/ou outras drogas, pessoas com depressão e suas famílias. Os encontros focalizam a auto-ajuda entre os participantes, mas também teem o apoio dos profissionais parceiros sempre que o grupo considerar conveniente.


“As dificuldades que você encontra se resolverão conforme você avançar.
Prossiga, e a luz aparecerá, e brilhará com clareza crescente em seu caminho.”
Jean le Rond D’Alembert