sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Encontros Mensais do 1º Semestre de 2011 com as Famílias de Referência da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS

O CRAS de Jacutinga, realiza a cada mês encontros com todos os grupos de pessoas atendidas, através dos programas e projetos executados junto às famílias referenciadas pelo CRAS de Jacutinga e que recebem o benefício do Bolsa Famíla.

Sob a organização da equipe da Secretaria Municipal de Assistencia Social e CRAS, a cada encontro são repassadas informações relevantes sobre os serviços e benefícios oferecidos e informações gerais da rede de atendimento social, e trabalha-se um tema específico a cargo de um profissional, instituição ou organização convidada.

Os encontros acontecem pela parte da tarde, tem duração de cerca de duas horas e concentram mais de 100 famílias usuárias da Assistência Social. No 1º semestre de 2011 foram realizados os seguintes encontros mensais:

27 de janeiro – A equipe Coordenadora do CRAS Stela Máris Canova, fez uma revisão do ano de 2010; acolhida e previsão de cursos para 2011. Nesta reunião a coordenadora do Programa 2º Tempo, Franciane Marchetto, vinculado a Secretaria Municipal de Educação, participou para divulgar o Programa, as normas de participação e convidar para as inscrições.

23 de fevereiro – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS repassou informações gerais do CRAS e administração municipal; divulgou os cursos para 2011 e normas para participação. Nesta reunião a psicóloga Carlise Ecco, vinculada ao CRAS, fez uma explanação sobre “O que é Psicologia; quais as Práticas Psicológicas Desenvolvidas no Município; vias de Acesso pela População; Normas e Funcionamento dos Serviços”.

23 de março – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS divulgou informações gerais do CRAS e administração municipal; divulgou os cursos para 2011 e normas para participação; e convodou para a EXPOCIJA. Nesta reunião a vigilante ambiental Sandra Soares e as agentes comunitárias de saúde, profissionais vinculadas a Secretaria Municipal de Saúde, prestaram esclarecimentos e orientações sobre a DENGUE do município de Jacutinga.

28 de abril – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS repassou informações gerais do CRAS e da administração municipal; e renovou o convite para a EXPOCIJA.

25 de maio – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS repassou informações gerais do CRAS e da administração municipal, especialmente quanto à programação de aniversário do município. Nesta reunião a psicóloga Carlise Ecco, vinculada ao CRAS fez uma explanação sobre “Agressividade Infantil e os Limites Educativos”. Ao final da reunião os participantes se envolveram nas atividades do dia do desafio com uma profissional de educação física vinculada a Secretaria Municipal de Educação.

29 de junho – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS repassou informações gerais do CRAS e da administração municipal. Nesta reunião a enfermeira Onailda da Unidade Básica de Saúde, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, participou informando as famílias que recebem o benefício Bolsa Família sobre a pesagem de seus filhos.

27 de julho – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, juntamente com os usuários dos projetos e serviços, assim como a população em geral, participaram da III Conferência Municipal da Assistência Social.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

III Conferência Municipal de Assistência Social



A Constituição Federal afirma que todo poder emana do povo e que os Conselhos e as Conferências são algumas formas de exercê-lo. De acordo com a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as conferências de assistência social são instâncias deliberativas com atribuição de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS, o qual foi criado a partir da deliberação da IV Conferência Nacional de Assistência Social em 2003.

Neste intuito, a Prefeitura Municipal de Jacutinga, juntamente com Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, através do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), com o apoio de instituições e organizações parceiras, realizaram no dia 27 de julho a III Conferência Municipal de Assistência Social. A Conferência Municipal antecede a VII Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada de 08 a 10 de outubro em Porto Alegre, e a VIII Conferência Nacional Assistência Social, que será realizada de 07 a 10 de dezembro em Brasília. Em 2011 as conferências em âmbito nacional teem como tema “Os avanços na consolidação do Suas, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.
Nesta tarde reuniram-se mais de 300 pessoas, entre elas, usuários, trabalhadores e gestores do SUAS, para constituir um espaço de discussão e deliberação de questões primordiais ao campo da assistência social como Política Pública, especialmente quanto aos seus fundamentos, princípios básicos, diretrizes gerais e prioridades que devem nortear as ações de Assistência Social, pelo período que virá depois dela.


Mais Duas Etapas do Curso de Jardinagem

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS e a EMATER em conjunto com SENAR promoveram nos dias 06, 07 e 08 de julho e 21, 22 e 23 de julho mais duas etapas do curso de Jardinagem, ministrado pelo instrutor Marco Antonio Zampieri.

O objetivo do curso foi aumentar o conhecimento das famílias sobre jardinagem, embelezamento de residências, cuidado e preservação de plantas e flores. O curso também serviu como capacitação para os participantes que quiserem seguir na prestação de serviços profissionais nesta área.

Participação no Debate Regional sobre Prevenção e Combate ao Crack em Erechim

A importância do combate ao uso do crack foi pauta do seminário "Crack: Não Condene Sua Vida", promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), através do Sesi Erechim, em parceria com a Prefeitura de Erechim. O evento foi realizado no dia 15 de julho e contou com a presença das representantes do município de Jacutinga: a psicóloga Carlise Ecco, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, e a nutricionista Gisele Peres, representando a Secretaria de Educação.

O seminário teve o objetivo de promover ações de responsabilidade social e cidadania, fortalecer as redes de apoio e os serviços de proteção e prevenção, e também possibilitar um espaço para discussão temática e troca de experiências entre poder público, iniciativa privada, comunidades terapêuticas, redes de serviço de tratamento e prevenção, e órgãos representativos.

Curso de Processamento de Hortaliças

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS e a EMATER em conjunto com SENAR promoveram nos dias 11, 12 e 13 de julho o curso de Processamento de Hortaliças, ministrado pelo instrutor Paulo Aydos Moreira.



O objetivo do curso foi aumentar o conhecimento das famílias sobre hortaliças, preparação e manuseio de conservas, cuidado, preservação e reaproveitamento de alimentos.









Os Agentes Comunitários de Saúde e as Visitadoras do PIM também puderam participar no intuito de transmitir o aprendizado para as famílias que atendem.

Participação na I Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Erechim

No dia 8 de julho ocorreu a I Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Com o tema “Implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Alto Uruguai”, a conferência foi promovida pela Prefeitura Municipal de Erechim e CONSESA Conselho de Desenvolvimento da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar.

O município de Jacutinga esteve representado pela psicóloga Carlise Ecco da Secretaria Municipal de Assistência Social, nutricionista Gisele Peres da Secretaria Municipal de Educação, Derli Dalastra da EMATRE/ASCAR-RS e Valdir Sangali da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. No evento foram eleitos os delegados municipais para a conferência estadual nos dias 15, 16 e 17 de setembro em Porto alegre.

Comunidade Solidária em Jacutinga

Dia 11 de junho a equipe de profissionais e alguns usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS estiveram presentes no evento Comunidade Solidária, o qual ocorreu em comemoração ao aniversário do município de Jacutinga no dia 1º de junho. Neste dia a população teve acesso gratuito a diversos serviços de saúde, socioassistenciais e material educativo, além de atividades culturais e artísticas.

Na ocasião foram expostos diversos produtos produzidos pelos grupos de atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS. Também foram divulgadas informações importantes por meio escrito e oral sobre os serviços ofertados.

Novas Representantes do Grupo Alegria de Viver

No último dia 04 de junho foi escolhida a nova corte oficial Grupo da 3ª Idade Alegria de Viver, a qual representará o grupo de idosos pelo período de um ano nos quais a entidade participar. A eleição da nova corte fez parte da programação de aniversário do município de Jacutinga e contou com a presença de autoridades municipais e da região nas dependências do CTG Rincão Amigo.
As eleitas foram: a rainha Elza Muskopf e as princesas Rosa Foletto e Santina Garcez, as quais receberam as faixas, fizeram o desfile de apresentação e receberam os cumprimentos das autoridades, familiares e amigos.

Dia das Mães no CRAS

Dia 08 de maio foi comemorado o Dia das Mães. Este é um dia em que paramos para dar presentes a quem pode presentear seus filhos todos os dias com seu mais puro e imenso amor.

Que a beleza das flores, a doçura do mel e o brilho de todas as estrelas lhes envolvam, e assim continuem irradiando todo amor e alegria que oferecem. Mães, vocês são a seiva que alimenta nos filhos os seus sonhos e ideais. Saibam que entre todas as mais belas flores do mundo, nenhuma é igual a vocês.





As mães que participam ativamente dos projetos desenvolvidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS foram homenageadas durante à tarde do dia 12 de maio através de uma atividade de reflexão sobre o papel materno na família.









No encerramento do encontro foi oferecido um lanche e distribuído brindes, tudo produzido pelos grupos dos projetos do CRAS.




Mãe, parabéns pelo dia!

Palestra aos Idosos sobre Hipertensão e Diabetes

Na tarde do dia 18 de maio a psicóloga Carlise Ecco, vinculada ao CRAS, palestrou aos idosos sobre os “Aspectos Emocionais da Hipertensão e do Diabetes”. O evento foi promovido pela parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde. Os principais objetivos da palestra foram: esclarecer, refletir e educar sobre os cuidados emocionais que previnem doenças e promovem saúde.

Trabalho na rádio sobre Agressividade na 1ª Infância no Contexto Escolar

Na manhã do dia 18 de maio a psicóloga Carlise Ecco, vinculada ao CRAS, participou no espaço semanal da Secretaria Municipal de Educação na Rádio Comunitária de Jacutinga. Em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil Arco Ires, Carlise abordou o tema da “Agressividade na 1ª Infância no Contexto Escolar”.
O tema foi desenvolvido a partir de sua definição conceitual, passando pelas manifestações normais e patológicas na 1ª infância, até as orientações para familiares e professores sobre possíveis intervenções na prevenção de uma conduta agressiva na família e na escola.

Intervenções possíveis para prevenir uma conduta agressiva:
1. Conversas claras e seguras sobre limites;
2. Pais seguros, afetivos e pacienciosos;
3. Professores com formação de qualidade, ampliada e permanente sobre desenvolvimento humano;
4. Atividades em que a criança possa manifestar sua energia, criatividade e emoções, como o esporte monitorado, por exemplo.
5. Estimular relações de amizade e conhecimento com famílias de diferentes culturas, religiões, cores e situações socioeconômicas.
6. Estimular que a agressividade seja direcionada para atividades criativas e entusiasmadas que produzam cultura.
7. Promover através do exemplo em casa e na escola sentimentos e ações de igualdade, justiça, empatia e solidariedade.
8. Criar espaços de debates dentro da escola para reflexão sobre as vivencias da comunidade escolar.
9. Contar com um plano político pedagógico que promova a participação da comunidade escolar nos planejamentos e nas resoluções dos problemas.





“O desenvolvimento não se faz em linha reta e sim por crises. Não há desenvolvimento fora dos sofrimentos e alegrias, sucessos e fracassos, satisfações e frustrações, progressões e regressões do processo existencial”.
Carlos Byington

O CRAS na EXPOCIJA




Nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio o município de Jacutinga movimentou a região do Alto Uruguai pela realização da 7ª edição da Exposição do Comércio, Indústria, Agropecuária e Artes de Jacutinga – EXPOCIJA.
Shows locais, regionais e de nível nacional fizeram parte da programação artística e de entretenimento. Também, parque de diversões, ampla área de exposições de todos os setores da economia, além da área de alimentação com várias opções de comidas e bebidas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS participaram do evento expondo produtos produzidos nos diversos grupos e cursos que desenvolvem ao longo do ano. A equipe de expositores se revezou nos vários dias do evento, incluindo os profissionais e participantes dos cursos e grupos.

Páscoa com o PETI

A comemoração da Páscoa deste ano foi com as crianças e os adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. No 20 de abril foram distribuídos chocolates e balas produzidos nos projetos do CRAS as crianças e adolescentes que frequentam o PETI. A frequência é no turno inverso da escola, para participar de atividades como: panificação, artesanato, música e educação física.


O PETI articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. O Programa tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e acompanhamento familiar através do CRAS.


O programa reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direito, as protege contra as formas de exploração do trabalho e contribui para o desenvolvimento integral. Com isso, o PETI oportuniza o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária.

Abertura do Curso de Jardinagem





A Secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS e a EMATER em conjunto com SENAR promoveram nos dias 29, 30 e 31 de março a primeira etapa do curso de Jardinagem, ministrado pelo instrutor Marco Antonio Zampieri. O objetivo do curso é aumentar o conhecimento as famílias sobre jardinagem, embelezamento de residências, cuidado e preservação de plantas e flores.


O curso, que será desenvolvido em várias etapas, serve também como capacitação para os participantes que quiserem prestar serviços profissionais nesta área. Para tanto, serão expedidos certificados aos concluintes.

Encontro de Grupo sobre Sexualidade na Adolescência é promovido pelo CRAS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Nos dias 04 e 15 de março a psicóloga Carlise Ecco, vinculada a equipe do CRAS, trabalhou os aspectos psicológicos da sexualidade com as crianças e adolescentes atendidos no Programa 2º Tempo. Os encontros tiveram como título “Vamos Falar sobre Sexualidade?” e entre os objetivos: esclarecer, refletir, educar e favorecer o desenvolvimento emocional e comportamental saudável referente à sexualidade humana. Os encontros foram desenvolvidos através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação de Jacutinga.

Comemoração do Dia da Mulher em Jacutinga

Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. Essa data remete à memória da tragédia ocorrida com um grupo de tecelãs norte-americanas que, ao reivindicar melhores condições de trabalho, foram vitimadas por um incêndio em 1857. O ocorrido ilustra o ápice de um episódio de violência ao gênero feminino, que se constitui em uma de violação dos direitos humanos. Dentre os muitos tipos de violência sofridos pela mulher podemos elencar alguns como: o uso de seu corpo como objeto na mídia, assédio sexual no trabalho, desigualdades salariais, destrato em diferentes serviços, além da ainda presente violência doméstica, entre outros. Mulher! Lute por sua cidadania e sua saúde, não se submeta as situações de violência e procure seus direitos! Assim construiremos uma sociedade justa e igualitária, disseminando uma cultura de paz, o que somente será possível tendo-se por base o respeito aos Direitos Humanos.
Neste sentido, a Prefeitura Municipal, juntamente com Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, Câmara Municipal de Vereadores e EMATER, com o apoio de instituições e organizações parceiras, promoveram atividades especiais durante o dia 10 de março para o público feminino. Pela parte da manhã, um profissional de fisioterapia ligado ao SENAR-RS repassou importantes informações sobre problemas de saúde decorrentes de esforço ou postura inadequada.





Já pela parte da tarde, o público pode contar com a presença de uma profissional vinculada a EMATER, a qual orientou sobre alimentação saudável e qualidade de vida. A programação contou ainda com almoço ao meio-dia, desfile de confecções de estabelecimentos locais, sorteio de brindes de maquiagem, corte de cabelo e de beleza, e distribuição de flores no encerramento do evento.






Posse dos Novos Conselheiros Tutelares do Município


No início deste ano ocorreu a posse dos novos representantes do Conselho Tutelar deste município. O ato contou com a presença do prefeito Edegar Menin, do vice-prefeito Gelsi Lodéa, das secretárias Marlene Fistarol da Secretaria Municipal de Educação, Claudete Haiducki da Secretaria Municipal de Assistência Social e da assistente social Stela Canova representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacutinga - COMDCAJ. Os novos componentes assumiram solenemente a função por um período de 03 anos.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

CRAS - A Casa da Família








Em Jacutinga, o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS é conhecido como a “Casa da Família”. Nesta “Casa” são prestados serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF. Entre os serviços prestados, destacam-se: acolhimento; acompanhamento em serviços socioeducativos, de convivência, ou por ações socioassistenciais; encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais; orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.

Para efetivar estes e outros serviços, o CRAS conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, auxiliar administrativo e monitores de grupos. Os monitores desenvolvem os seguintes grupos de atividade: Artesanato; Computação; Corte e Costura; Higiene e Limpeza; Idosos; Marcenaria; Panificação; e Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Além destes, são desenvolvidos dentro do CRAS: o grupo da Horta Comunitária; o Programa Bolsa Família, Programa Primeira Infância Melhor – PIM (Intersetorial) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI (Proteção Social Especial).

Sendo assim, o CRAS é um espaço de concretização dos direitos socioassistenciais. A articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local objetivam: prevenir as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social, apoiar famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inseri-los na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

A Gestão na Secretaria Municipal de Assistência Social









A gestão da Política Pública de Assistência Social é desempenhada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, que contam com a participação ativa dos trabalhadores da área e dos conselhos municipais. Assim, a gestão é acompanhada e avaliada tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil, fazendo o controle social de um modelo transparente quanto às estratégias e à efetivação.

O Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacutinga – CONDICAJ reúnem-se mensalmente no exercício do controle social das ações, propostas e diretrizes da implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no município.

Os demais Conselhos Municipais, vinculados direta ou indiretamente a Secretaria de Assistência Social, assim como as entidades e as organizações que prestam assistência social no município, também se reúnem periodicamente e colaboram para a gestão desta política.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Conhecendo a Assistência Social no Município de Jacutinga

“Viver... Sim, viver. Realizar e realizar-se como ser único, íntegro e social.”
Maria Terezinha Feitosa Lima



O município de Jacutinga foi criado em 1964 na região do Alto Uruguai gaúcho, a 395 km da capital do estado Porto Alegre. Possui atualmente cerca de 3570 habitantes e mantém sua economia baseada principalmente na agricultura, comércio e indústrias de pequeno e médio porte, (IBGE – 2007).

O Poder Público Municipal conta com secretarias administrativas, entre elas, a Secretaria Municipal de Assistência Social. Através da implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a referida secretaria criou o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, nomeado “Casa da Família”, o qual realiza suas atividades e atendimentos pelo Programa de Atenção Integral a Família – PAIF.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, a qual é representada pela Secretária Claudete Haiduki, se encontra integrada ao mesmo espaço físico do CRAS. A Secretaria tem como função gerir a Política Pública de Assistência Social, organizando e coordenando recursos para desenvolver várias ações de caráter preventivo e emergencial, estabelecer diretrizes orçamentárias e trabalhar em rede com as demais políticas setoriais.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS o qual é coordenado pela Assistente Social Stela Máris Canova, está localizado em uma área considerada de vulnerabilidade social. Nele são desenvolvidas ações de Proteção Social Básica com as famílias por meio de diversas atividades, como: cadastramento das famílias, levantamento e identificação de suas necessidades, atendimentos psicossociais individuais e em grupos, visitas domiciliares e institucionais, encaminhamento à rede social de serviços, ações sócio-educativas com as famílias, além de promover a inclusão do indivíduo ao meio sócio familiar.

O CRAS também proporciona as famílias várias atividades, dentre elas: Grupo de Panificação, Grupo de Higiêne e Limpeza; Grupo de Artesanato; Grupo de Corte e Costura; Grupo de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais; Grupo da Horta Comunitária; Grupo de Marcenaria; PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Grupo de Idosos; Grupo de Computação; PIM (o qual é integrado a Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação) e Programa Bolsa Família

O CRAS e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacutinga estão localizados na Rua Stefano Gréggio, nº70. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira pela parte da manhã das 07h30min às 11h30min e pela parte da tarde das 13h30min às 17h30min, com exceção da sexta-feira à tarde, cujo expediente é das 13h às 17h.

Você que acredita em um mundo melhor através da inclusão social e produtiva, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e participação popular, venha conhecer e fazer parte da Casa da Família de Jacutinga. Nossa equipe está sempre pronta a atender e promover cidadania.